Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Serrano, André Luiz Marques | - |
dc.contributor.author | Prux, Guilherme Farias | - |
dc.identifier.citation | PRUX, Guilherme Farias. Avaliação da eficiência técnica das concessionárias ferroviárias no Brasil por meio da análise envoltória de dados. 2015. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015. | en |
dc.description.abstract | A questão da infraestrutura ferroviária é um ponto indispensável para que o Brasil possa crescer e se desenvolver socioeconomicamente, principalmente tendo em vista que este é um dos principais meios de transporte utilizados no país para escoamento da produção. Considerando a futura expansão das malhas ferroviárias brasileiras previstas no Programa de Investimento em Logística (PIL) e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a prática adotada pelo governo, de conceder a administração de trechos ferroviários a empresas privadas tem sido uma boa alternativa para fazer frente ao problema da escassez de recursos e ao mesmo tempo contribuir para as melhorias necessárias referentes a infraestrutura do Brasil. Para que tal prática funcione de forma adequada é necessário acompanhar de maneira corrente a prestação de serviço das empresas ferroviárias. Este trabalho busca avaliar e identificar a eficiência produtiva de doze concessionárias ferroviárias de carga no Brasil entre os anos de 2010 a 2015. A fim de ranqueá-las e com isso embasar as decisões relativas às novas concessões ferroviárias nacionais. Tal análise foi elaborada por meio da Análise Envoltória de Dados, a partir de modelos CCR e BCC, com orientação a inputs, divididos em oito cenários de modo que cada concessionária representou uma unidade tomadora de decisão (DMU) e os dados(imputs e outputs) coletados para o estudo foram disponibilizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que seis entre os oito modelos testados podem vir a serem utilizados pela ANTT para controlar os níveis de eficiência das concessionárias ferroviárias. Porém a hipótese inicial que defendia que as ferrovias mais antigas obteriam maiores escores foi refutada. Dessa forma, é nítida a necessidade de estudos a respeito da gestão individual de cada empresa, de forma que o motivo das mudanças de eficiência observadas nesse trabalho possam ser compreendidas adequadamente. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Ferrovias | en |
dc.subject.keyword | Concessões administrativas | - |
dc.title | Avaliação da eficiência técnica das concessionárias ferroviárias no Brasil por meio da análise envoltória de dados | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T16:07:14Z | - |
dc.date.available | 2016-03-24T16:07:14Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-24T16:07:14Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12597 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Administração
|