Título: | Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas |
Autor(es): | Juntolli, Danielle Domingues |
Orientador(es): | Almeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves de |
Assunto: | Marca - valor de mercado Ativos (Contabilidade) Marcas - avaliação |
Data de apresentação: | 22-Jul-2013 |
Data de publicação: | 24-Mar-2016 |
Referência: | JUNTOLLI, Danielle Domingues. Marca e patrimônio líquido: uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas. 2013. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O constante processo de transformação pelo qual a contabilidade tem passado nos últimos
anos, modificou o modo como os ativos intangíveis são tratados. Cada vez mais, as empresas
estão realizando grandes transações em que fica claro uma diferença entre o valor que consta
no patrimônio líquido nas demonstrações contábeis e o valor de mercado efetivamente pago.
Para muitos autores essa diferença é justamente o valor de ativos intangíveis não
contabilizados, como o valor da marca, por exemplo. A marca é tida como um ativo de suma
importância para a empresa, pois quando gerida de forma adequada é capaz de gerar muitos
benefícios. Conhecedoras disso, muitas consultorias se especializaram em avaliar o valor da
marca e o resultado mais evidente é a publicação de rankings listando as marcas mais
valiosas. Nesse sentido, o presente trabalho busca verificar a existência de correlação entre o
valor da marca apresentado no ranking da Interbrand, consultoria especializa em avaliar o
valor da marca, e o valor do patrimônio líquido, com enfoque nas empresas constantes desse
ranking. Para isso é necessário conhecer sobre ativos intangíveis, patrimônio líquido, marcas,
avaliação da marca e a metodologia adotada pela Interbrand. O resultado, ao analisar o
conjunto de empresas, demonstra uma correlação moderada entre as variáveis, de modo que
não é possível afirmar que ao aumentar o valor da marca, o patrimônio líquido também tenha
o seu valor acrescido. No entanto, ao estudar a correlação para cada empresa individualmente
o resultado foi diferente, encontrou-se fortes correlações, tanto negativa como no caso da
Banrisul quanto positiva ocorrida com o Bradesco. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013. |
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