Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Ronaldo Schimidt Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Juntolli, Danielle Domingues | - |
dc.identifier.citation | JUNTOLLI, Danielle Domingues. Marca e patrimônio líquido: uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas. 2013. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013. | en |
dc.description.abstract | O constante processo de transformação pelo qual a contabilidade tem passado nos últimos
anos, modificou o modo como os ativos intangíveis são tratados. Cada vez mais, as empresas
estão realizando grandes transações em que fica claro uma diferença entre o valor que consta
no patrimônio líquido nas demonstrações contábeis e o valor de mercado efetivamente pago.
Para muitos autores essa diferença é justamente o valor de ativos intangíveis não
contabilizados, como o valor da marca, por exemplo. A marca é tida como um ativo de suma
importância para a empresa, pois quando gerida de forma adequada é capaz de gerar muitos
benefícios. Conhecedoras disso, muitas consultorias se especializaram em avaliar o valor da
marca e o resultado mais evidente é a publicação de rankings listando as marcas mais
valiosas. Nesse sentido, o presente trabalho busca verificar a existência de correlação entre o
valor da marca apresentado no ranking da Interbrand, consultoria especializa em avaliar o
valor da marca, e o valor do patrimônio líquido, com enfoque nas empresas constantes desse
ranking. Para isso é necessário conhecer sobre ativos intangíveis, patrimônio líquido, marcas,
avaliação da marca e a metodologia adotada pela Interbrand. O resultado, ao analisar o
conjunto de empresas, demonstra uma correlação moderada entre as variáveis, de modo que
não é possível afirmar que ao aumentar o valor da marca, o patrimônio líquido também tenha
o seu valor acrescido. No entanto, ao estudar a correlação para cada empresa individualmente
o resultado foi diferente, encontrou-se fortes correlações, tanto negativa como no caso da
Banrisul quanto positiva ocorrida com o Bradesco. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Marca - valor de mercado | en |
dc.subject.keyword | Ativos (Contabilidade) | en |
dc.subject.keyword | Marcas - avaliação | en |
dc.title | Marca e patrimônio líquido : uma investigação com as empresas pertencentes ao ranking – As marcas brasileiras mais valiosas | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T15:58:19Z | - |
dc.date.available | 2016-03-24T15:58:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-24T15:58:19Z | - |
dc.date.submitted | 2013-07-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12595 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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