Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EdsonCicerodeLacerdaSilva.pdf293,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso da informação contábil no processo de concessão de crédito bancário
Autor(es): Silva, Edson Cicero de Lacerda
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Crédito direto ao consumidor
Informação contábil
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 23-Mar-2016
Referência: SILVA, Edson Cicero de Lacerda. O uso da informação contábil no processo de concessão de crédito bancário. 2013. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O crédito é uma importante ferramenta de fomento a economia, representando uma fatia de 54,1% do PIB do Brasil em abril de 2013. As empresas se utilizam do crédito para se operacionalizar, alavancar suas atividades e reduzir os riscos de insolvência. Os bancos, por sua vez, fornecem crédito a pessoas físicas e jurídicas e através do spread dessas operações conseguem obter parte de seu lucro. Por detrás dessas transações existe um criterioso processo de análise de riscos do tomador e da operação com o intuito de, caso a operação seja autorizada, mitigar ao máximo os riscos de não pagamento por parte do tomador. Este trabalho objetivou identificar como a informação contábil é utilizada nesta análise e qual a importância que ela assume na decisão final de concessão ou não do crédito. Para isto foi estudado o manual de instruções gerais, aplicado a concessão de crédito, de um banco cooperativo nacional, além de entrevista com o analista de crédito e de observações de sua rotina de trabalho. Através deste estudo, o resultado mostrou que a informação contábil é utilizada em todas as fases do processo de análise, apesar de, por vezes, ser de qualidade questionável, não aderente às normas de contabilidade ou conter dados de difícil interpretação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons