Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RafaelLealNunesSilva.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação dos portais eletrônicos dos tribunais da Justiça do Trabalho no Brasil
Autor(es): Silva, Rafael Leal Nunes
Orientador(es): Gomes, Adalmir de Oliveira
Assunto: Governança
Justiça do trabalho
Transparência pública
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 23-Mar-2016
Referência: SILVA, Rafael Leal Nunes. Avaliação dos portais eletrônicos dos tribunais da Justiça do Trabalho no Brasil. 2015. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A adoção de tecnologias da informação e comunicação por organizações públicas tem se tornado expressiva nas últimas décadas. As possibilidades de transformação social e os impactos que essas tecnologias podem gerar nos serviços, informações e prestação de contas dos governos são algumas das vantagens de sua adoção apontadas na literatura. Porém, as pesquisas a respeito do tema concentram-se no Poder Executivo, sendo escassas as produções que tem como locus o Poder Judiciário. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os portais eletrônicos dos tribunais da Justiça do Trabalho no Brasil. A avaliação foi realizada com base em um modelo que integra as dimensões: (a) usabilidade, (b) informações, (c) prestação de contas e (d) serviços. Complementar a dimensão serviços são avaliados os serviços das ouvidorias prestados por meio eletrônico. O método utilizado no trabalho é misto e o recorte é transversal. Os resultados indicam um atendimento satisfatório nas dimensões estudadas, embora com pontos críticos que necessitam de melhorias e uma transição dos portais de uma fase de interação para a de transformação, em relação aos serviços. Quanto aos serviços das ouvidorias, mostraram-se, em sua maioria, precários. Os resultados por regiões apontam para a região Norte e Nordeste como as mais carentes no atendimento às dimensões investigadas. Discussão a respeito dos resultados encontrados e uma agenda para estudos futuros são apresentados na parte final do trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons