Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12569
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizFernandoVilanovaCerveiraJunior.pdf304,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O perfil do comércio da W3/W2 SUL e seus aspectos contábeis 
Autor(es): Cerveira Junior, Luiz Fernando Vilanova
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Contabilidade
Micro e pequenas empresas
Distrito Federal (DF) - comércio
Tomada de decisão
Data de apresentação: 2-Jul-2014
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: CERVEIRA JUNIOR, Luiz Fernando Vilanova. O perfil do comércio da W3/W2 SUL e seus aspectos contábeis. 2014. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As micro e pequenas empresa têm um papel significativo no contexto socioeconômico brasileiro, assim como no Distrito Federal. Em Brasília, encontram-se as Avenidas W3 Sul e W2 Sul, que, por sua vez, abrigam diversos tipos de micro e pequenas empresas que faliram ou estão em processo de falência. Outrora, esse mesmo comércio já fora considerado um dos principais pontos comerciais locais. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo analisar as características do comércio, assim como verificar a utilização da Contabilidade no processo de gestão. Para isso, a metodologia utilizada, quanto às técnicas da pesquisa, foi um estudo bibliográfico e levantamento de campo. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracterizou como descritiva. No tocante a mensurar essa percepção, foi utilizado a estatística descritiva. Após tabulação dos dados coletados, verificou-se que 26% dos comerciantes creem que a maior vantagem do comércio é ter uma clientela consolidada, enquanto 33% acreditam que o principal ponto negativo é acessibilidade ao comércio. No que tange à utilização da Contabilidade, apenas 15% dos comerciantes utilizam a Contabilidade na tomada decisão. Conclui-se com o estudo que os comerciantes ao adotarem os métodos contábeis na tomada decisão estão mais propensos a expandir os negócios, em detrimento aos que não os adotam.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons