Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12503
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IsadoradeBritoTeodorio.pdf244,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Previdência complementar no setor público : o modelo brasileiro e a experiência dos EUA e da Inglaterra
Autor(es): Teodório, Isadora de Brito
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Previdência social privada
Serviço público
Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS)
Data de apresentação: 27-Jun-2013
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: TEODÓRIO, Isadora de Brito. Previdência complementar no setor público: o modelo brasileiro e a experiência dos EUA e da Inglaterra. 2013. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Diante dos recorrentes déficits do sistema previdenciário, principalmente nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), e a fim de preservar o equilíbrio financeiro atuarial, o Governo brasileiro apresentou, em 2007, o Projeto de Lei Ordinária 1992, que culminou, em 30 de abril de 2012, na Lei 12.618, que instituiu o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais de cargo efetivo no Brasil. Muitas foram as mudanças trazidas e por ser ainda um assunto recente, com poucos estudos sobre o tema, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as características do modelo brasileiro e compará-lo com as experiências dos Governos dos Estados Unidos e da Inglaterra. Nesse sentido, foram comparadas as regras previstas na Lei brasileira 12.618/2012, e as leis em vigor: o FERS, instituído pelos EUA em 1986, e o plano Nuvos, instituído pela Inglaterra em 2007. Os resultados mostram que em relação à experiência dos Estados Unidos e da Inglaterra, ambas estão próximas entre si, exceto no que diz respeito às taxas de contribuições e entre as divergências verificadas no modelo brasileiro, está a segregação de fundos por tipo de Poder, o fato de a base de contribuição incidir sobre o teto da remuneração do servidor, a exigência de contribuição e o limite de contribuição máxima por parte do servidor.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons