Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12465
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DaniloPereiraSantos.pdf256,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil dos egressos dos cursos de pós-graduação em Ciências contábeis no Brasil sob enfoque do exercício da docência
Autor(es): Santos, Danilo Pereira
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Universidades e faculdades - pós-graduação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: SANTOS, Danilo Pereira. Perfil dos egressos dos cursos de pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil sob enfoque do exercício da docência. 2014. 37 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Os cursos de Pós-Graduação strictu senso têm o intuito de formar professores para as Instituição de Ensino Superior. Os egressos desses cursos têm a importante função de formar profissionais qualificados para atuação no mercado de trabalho, por isso precisam fornecer à sociedade pessoal preparado para atender as necessidades de trabalho. Os professores ensinam aos alunos as descobertas científicas desenvolvidas por pesquisas e que são compartilhadas entre os colegas de profissão em periódicos e encontros. Este estudo visa analisar o perfil dos egressos dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Contábeis no Brasil sob o enfoque do exercício da docência. Buscou-se analisar o perfil dos egressos dos cursos de Pós-Graduação listados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com notas iguais ou superiores a três pontos. Observou-se que dois terços dos egressos da amostra são docentes e que a maior parte deles iniciou a atividade antes da obtenção do título de Pós-Graduação. Quase a totalidade dos egressos (90%) vinculados a alguma Instituição de Ensino Superior atuam como professores. Percebe-se que os egressos dão importância à docência, mas Educação e pesquisa em Contabilidade foi a linha de pesquisa menos presente entre as dissertações e teses dos mestres e doutores da amostra, demonstrando a menor expressividade que essa área tem em comparação com as outras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons