Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ClaraGuimaraesGratao.pdf1,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contratação direta x terceirização : um estudo de caso na Defensoria Pública da União sobre a contratação de serviços de Secretária
Autor(es): Gratão, Clara Guimarães
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Defensoria Pública
Contratação direta
Terceirização
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: GRATÃO, Clara Guimarães. Contratação direta x terceirização: um estudo de caso na Defensoria Pública da União sobre a contratação de serviços de Secretária. 2013. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar os custos envolvidos na contratação terceirizada, bem como citar o nível de vantagem da terceirização dos serviços de Secretariado Executivo para o cargo de Secretariado Executivo (nível superior) nas unidades da Defensoria Pública da União no Distrito Federal. Para tanto, são citados os itens definidos para esse tipo de contratação de acordo com o que é exigido legalmente na apresentação das propostas das empresas, comparando-se ao que seria gasto em uma contratação direta nas mesmas condições. A análise foi fundamentada na legislação vigente para os dois tipos de contratação e em matéria recolhida na própria Defensoria para a demonstração dos valores apresentados. Foi realizado um estudo de caso dentro da DPU para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto estudado. Verificou-se que, devido à alta carga tributária existente para pessoas privadas de direito público, entre outros fatores, a contratação direta é mais vantajosa que a terceirização, sendo informadas vantagens e desvantagens para os dois tipos de contratação de acordo com os dados apresentados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons