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dc.contributor.advisorResende, Alex Laquis-
dc.contributor.authorNunes, Paula de Freitas-
dc.identifier.citationNUNES, Paula de Freitas. Mensuração da relevância: um estudo de caso em duas empresas de auditoria frente à literatura. 2014. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.en
dc.description.abstractO episódio de tantos escândalos financeiros nos últimos tempos acabou provocando uma crise de desconfiança nas informações financeiras apresentadas pelas empresas levando à discussão a credibilidade da função dos auditores. Com isso foram impostas normas sobre esses para que suas opiniões a respeito das informações financeiras passem uma maior confiança para os usuários dessa informação. Para a formulação dessa opinião o auditor deve distinguir o que é relevante ou não, levando a um julgamento profissional, ou seja, a relevância de certo dado contábil/financeiro pode variar de auditor para auditor. Dessa forma, foi posto como objetivo comparar aspectos qualitativos e quantitativos para mensuração da relevância de duas empresas de auditoria frente à literatura. Em um estudo de caso foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista, considerando a caracterização da empresa, metodologias de trabalho, conhecimento a cerca dos conceitos da pesquisa em questão, os fatores qualitativos e quantitativos da relevância e seu grau de importância. A amostra foi composta por duas empresas, uma empresa de médio porte e uma empresa de grande porte pertencente as Big Four. Os resultados desta pesquisa mostrará o quanto é importante a utilização dos fatores qualitativos e quantitativos para a mensuração da relevância, levando em conta a dificuldade para essa mensuração devido ao fato de levar muitas vezes à um julgamento profissional. Tal pesquisa pode ser expandida à um maior número de auditores ou até a investidores, analisando a percepção desses frente ao que é relevante para a informação financeira. Sendo que, ambos os modelos de estudo indicados, podem trazer melhorias para redução de riscos de auditoria além de uma melhoria no planejamento de auditoria.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAuditoriaen
dc.subject.keywordEmpresas - finançasen
dc.titleMensuração da relevância : um estudo de caso em duas empresas de auditoria frente à literaturaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-17T19:06:42Z-
dc.date.available2016-03-17T19:06:42Z-
dc.date.issued2016-03-17T19:06:42Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12442-
dc.language.isoPortuguêsen
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