Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12421
Título: | O perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos - Portugal |
Autor(es): | Tolentino, Jacqueline Elene de Faria |
Orientador(es): | Silva, Rosane Maria Pio da |
Assunto: | Contabilidade - competências docentes Contabilidade - competências docentes - Portugal Contadores - formação profissional |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 17-Mar-2016 |
Referência: | TOLENTINO, Jacqueline Elene de Faria. O perfil esperado de um professor de contabilidade: uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos - Portugal. 2013. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Na Europa a Declaração de Bolonha possibilitou a integração entre os 30 Estados-Membros com a consecução de facilitar o ingresso no ensino superior e posteriormente no mestrado, além de ampliar as oportunidades de intercâmbio entre as universidades que aderiram ao acordo, o que culminou em maior acesso ao ensino superior, bem como ao curso de Ciências Contábeis. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos alunos portugueses quanto à competência necessária ao julgamento de um bom professor. Justifica-se o estudo face à necessidade constante de formar melhores Contadores, e logo, também melhores professores da área Contábil. Para a concretização deste trabalho, foi aplicado um questionário a 127 alunos em uma instituição de ensino localizada na Cidade de Barcelos, no distrito de Braga. O questionário buscou mensurar a importância de cinco competências docentes, atribuídas pelos alunos aos docentes, combinados de maneira a formar doze perfis distintos. Foi concluído que a competência docente e experiência de mercado, são os atributos de melhor e pior avaliação. Já quanto ao perfil, um “bom professor” no julgamento dos respondentes é aquele docente que possui uma boa didática, um próximo relacionamento com os alunos, muita experiência de mercado, pouca exigência e amplo conhecimento teórico. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons