Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12421
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JacquelineElenedeFariaTolentino.pdf355,3 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Rosane Maria Pio da-
dc.contributor.authorTolentino, Jacqueline Elene de Faria-
dc.identifier.citationTOLENTINO, Jacqueline Elene de Faria. O perfil esperado de um professor de contabilidade: uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos - Portugal. 2013. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.en
dc.description.abstractNa Europa a Declaração de Bolonha possibilitou a integração entre os 30 Estados-Membros com a consecução de facilitar o ingresso no ensino superior e posteriormente no mestrado, além de ampliar as oportunidades de intercâmbio entre as universidades que aderiram ao acordo, o que culminou em maior acesso ao ensino superior, bem como ao curso de Ciências Contábeis. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos alunos portugueses quanto à competência necessária ao julgamento de um bom professor. Justifica-se o estudo face à necessidade constante de formar melhores Contadores, e logo, também melhores professores da área Contábil. Para a concretização deste trabalho, foi aplicado um questionário a 127 alunos em uma instituição de ensino localizada na Cidade de Barcelos, no distrito de Braga. O questionário buscou mensurar a importância de cinco competências docentes, atribuídas pelos alunos aos docentes, combinados de maneira a formar doze perfis distintos. Foi concluído que a competência docente e experiência de mercado, são os atributos de melhor e pior avaliação. Já quanto ao perfil, um “bom professor” no julgamento dos respondentes é aquele docente que possui uma boa didática, um próximo relacionamento com os alunos, muita experiência de mercado, pouca exigência e amplo conhecimento teórico.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordContabilidade - competências docentesen
dc.subject.keywordContabilidade - competências docentes - Portugalen
dc.subject.keywordContadores - formação profissionalen
dc.titleO perfil esperado de um professor de contabilidade : uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos - Portugalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-17T18:21:13Z-
dc.date.available2016-03-17T18:21:13Z-
dc.date.issued2016-03-17T18:21:13Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12421-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons