Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1240
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_VeridianaCristinaTesta.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições da tecnologia da informação no processo decisório do Tribunal de Contas da União
Autor(es): Testa, Veridiana Cristina
Orientador(es): Santos, Rildo Ribeiro dos
Assunto: Processo decisório
Sistemas de informação
Sistemas de suporte de decisão
Data de apresentação: 31-Ago-2010
Data de publicação: 16-Nov-2010
Referência: TESTA, Veridiana Cristina. Contribuições da tecnologia da informação no processo decisório do Tribunal de Contas da União. 2010. 96 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O processo de tomada de decisão está presente a todo o momento. Pessoas, equipes e organizações possuem problemas que devem ser tratados por meio de procedimentos de análise, levantamento de alternativas e escolha daquela melhor dentre as demais. Para que decisões sejam tomadas com excelência, deve-se ter a disposição um nível de qualidade e quantidade de informações. Em situações complexas, onde existem muitas informações, verifica-se a necessidade da adoção de sistemas de informação que integram dados ou informações, com a finalidade de subsidiar a escolha da melhor alternativa de decisão. A partir desse momento, surge o conceito de Business Intelligence, que permite o armazenamento, análise, cruzamento, mineração ou extração de informações, com o uso de técnicas, métodos e ferramentas, para auxiliar o processo decisório. Considerando esse contexto, o presente trabalho buscou verificar quais as contribuições das ferramentas de tecnologia da informação, apresentando um estudo de caso aplicado a um órgão de controle externo da esfera pública federal, ou seja, o Tribunal de Contas da União. Utilizou-se a técnica de entrevista para analisar as percepções de quinze usuários potenciais de alto escalão que utilizam o sistema, denominado “Sinergia”. Para a análise dos resultados, os usuários foram divididos em categorias referentes ao setor de trabalho onde se encontram alocados. A saber, áreas usuárias, área gestora e área técnica. Assim, foram examinadas as diferentes reflexões. Os resultados obtidos mostraram que o sistema utilizado na organização é bem aceito e útil, porém existem alguns problemas de inconsistências de dados que, de certa maneira, prejudicam o processo de decisão das unidades do órgão. A falta de treinamento, alguns problemas de indisponibilidades e atrasos na atualização dos dados, também foram relatados como sendo pontos negativos para o uso do “Sinergia”. Esse estudo procura contribuir de forma a mostrar a importância de se adotar um sistema de apoio a decisão para o gerenciamento dos dados e informações, bem como busca auxiliar a organização pública no aprimoramento das ferramentas de inteligência utilizadas para suporte ao seu processo de tomada de decisão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1240
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons