Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12363
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElisangelaCarvalhoCavalcante.pdf555,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Competências profissionais, percepção de suporte à aprendizagem e o desempenho humano no trabalho : estudo junto aos técnicos administrativos dos Decanatos de Extensão, de Gestão de Pessoas e de Planejamento e Orçamento da Reitoria da Universidade de Brasília
Autor(es): Cavalcante, Elisângela Carvalho
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Competências individuais
Trabalho - desempenho humano
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: CAVALCANTE, Elisângela Carvalho. Competências profissionais, percepção de suporte à aprendizagem e o desempenho humano no trabalho: estudo junto aos técnicos administrativos dos Decanatos de Extensão, de Gestão de Pessoas e de Planejamento e Orçamento da Reitoria da Universidade de Brasília. 2015. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade verificar as relações da aquisição e expressão de competências e percepção de suporte à aprendizagem sobre o desempenho individual no trabalho de técnicos administrativos de três decanatos da Reitoria da Universidade de Brasília. Esta pesquisa de natureza empírica foi classificada como descritiva e explicativa, além de ter sido utilizada uma abordagem quantitativa envolvendo dados primários. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação presencial dos instrumentos de Desempenho Humano no Trabalho, Suporte à Aprendizagem e Competências Individuais. A pesquisa foi realizada com uma amostra total de 47 técnicos administrativos. Os dados foram analisados e categorizados com o auxílio do SPSS versão 20. Como resultado, foram encontradas correlações de fracas a fortes entre todas as dimensões, o que pode determinar que percepções acerca de competências e suporte à aprendizagem podem estar relacionadas ao desempenho. Dessa forma, verificou-se que os técnicos administrativos perceberam uma relação positiva de competências e do suporte à aprendizagem sobre o desempenho individual. Como limitações, ressaltase a resistência por parte de alguns indivíduos em responder aos questionários, visto que os técnicos administrativos da reitoria da Universidade de Brasília encontravam-se dispersos em diferentes setores. Propõem-se, para futuras pesquisas, que sejam analisadas as relações entre as variáveis Desempenho Humano no Trabalho, Suporte à Aprendizagem e Competências Profissionais não somente em universidades como também em outras instituições do setor público e privado, para que se consolidem, cada vez mais, estudos com essa abordagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons