Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho Junior, Francisco Antonio | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Elisângela Carvalho | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Elisângela Carvalho. Competências profissionais, percepção de suporte à aprendizagem e o desempenho humano no trabalho: estudo junto aos técnicos administrativos dos Decanatos de Extensão, de Gestão de Pessoas e de Planejamento e Orçamento da Reitoria da Universidade de Brasília. 2015. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como finalidade verificar as relações da aquisição e expressão de competências e percepção de suporte à aprendizagem sobre o desempenho individual no trabalho de técnicos administrativos de três decanatos da Reitoria da Universidade de Brasília. Esta pesquisa de natureza empírica foi classificada como descritiva e explicativa, além de ter sido utilizada uma abordagem quantitativa envolvendo dados primários. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação presencial dos instrumentos de Desempenho Humano no Trabalho, Suporte à
Aprendizagem e Competências Individuais. A pesquisa foi realizada com uma amostra total de 47 técnicos administrativos. Os dados foram analisados e categorizados com o auxílio do SPSS versão 20. Como resultado, foram encontradas correlações de fracas a fortes entre todas as dimensões, o que pode determinar que percepções acerca de competências e suporte à aprendizagem podem estar relacionadas ao desempenho. Dessa forma, verificou-se que os técnicos administrativos perceberam uma relação positiva de competências e do suporte à aprendizagem sobre o desempenho individual. Como limitações, ressaltase a resistência por parte de alguns indivíduos em responder aos questionários, visto que os técnicos administrativos da reitoria da Universidade de Brasília encontravam-se dispersos em diferentes setores. Propõem-se, para futuras pesquisas, que sejam analisadas as relações entre as variáveis Desempenho Humano no Trabalho, Suporte à Aprendizagem e Competências Profissionais não somente em universidades como também em outras instituições do setor público e privado, para que se consolidem, cada vez mais, estudos com essa abordagem. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Competências individuais | en |
dc.subject.keyword | Trabalho - desempenho humano | en |
dc.title | Competências profissionais, percepção de suporte à aprendizagem e o desempenho humano no trabalho : estudo junto aos técnicos administrativos dos Decanatos de Extensão, de Gestão de Pessoas e de Planejamento e Orçamento da Reitoria da Universidade de Brasília | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T20:09:05Z | - |
dc.date.available | 2016-03-16T20:09:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-16T20:09:05Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12363 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Administração
|