Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12349
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HenriqueSilvadeAmorim.pdf126 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do relatório de atividades no contexto da prestação de contas das entidades do terceiro setor
Autor(es): Amorim, Henrique Silva de
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Terceiro setor
Prestação de contas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: AMORIM, Henrique Silva de. Análise do relatório de atividades no contexto da prestação de contas das entidades do terceiro setor. 2015. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A prestação de contas das entidades do Terceiro Setor tem sido aprimorada ao longo dos últimos anos. O Ministério Público do Distrito Federal – MPDFT publicou as portarias nº 303 e 304, em 2014, que tratam do roteiro para as prestações de contas das entidades de interesse social. Com o intuito de verificar a aderência do relatório de atividades à norma foram realizadas entrevistas com os responsáveis pela avaliação dos Relatórios no MPDFT. A presente pesquisa restringiu-se à abordagem qualitativa, uma vez que as portarias são recentes e não há série temporal capaz de proporcionar estudos quantitativos ou inferenciais sobre o tema. Entretanto, é indispensável estudar acerca do assunto, pois o volume de entidades desse segmento no Distrito Federal – DF é relevante. O Relatório de Atividades é a peça que condensa as informações contidas nos demonstrativos econômico, social e financeiro das Entidades do Terceiro Setor. Conclui-se que o Relatório de Atividades é um avanço para a análise das prestações de contas, entretanto, nota-se que é necessário aprimorá-lo e, caso seja possível, informatizá-lo no que concerne ao processo de validação dos relatórios bem como aprimorar a capacidade de diligências, por parte do MPDFT, para que seja possível a ratificação dos gastos em atividades/eventos nos momentos em que estes estejam ocorrendo e não ex-post.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons