Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IgorAugustoRodrigues.pdf5,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Propriedades reológicas de ligantes asfálticos e mástiques
Autor(es): Rodrigues, Igor Augusto
Orientador(es): Farias, Márcio Muniz de
Coorientador(es): Garcia, Liosber Medina
Assunto: Ligantes asfálticos
Ligantes asfálticos - propriedades reológicas
Pavimentação asfáltica
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: RODRIGUES, Igor Augusto. Propriedades reológicas de ligantes asfálticos e mástiques. 2015. xiii, 100 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os projetos de pavimentos no Brasil ainda utilizam métodos empíricos para seu dimensionamento, enquanto que em outros países a tendência é utilizar métodos mecanísticos, os quais requerem o uso de modelos viscoelásticos para análise de tensões e deformações nos revestimentos.. Nesse presente contexto, essa pesquisa tem como principal objetivo investigar as Propriedades Reológicas de Cimento Asfáltico Convencional e Modificado (Borracha) bem como as Propriedades dos Ligantes Misturados aos Agregados Miúdos e Fíler. Mais ainda, o objetivo específico desta pesquisa é verificar a aplicabilidade da teoria da Viscoelasticidade Linear ao comportamento de ligantes tradicionais na região do Distrito Federal com modelos do guia da AASHTO, o Mechanistic Empirical Pavement Design Guide (MEPDG). Para alcançar esse objetivo, foi utilizado o ensaios de creep estático para obter parâmetros de calibração do modelo viscoelástico presente no programa ABAQUS. Em seguida, foi realizada uma análise numérica e verificar se os dados obtidos com essa análise são compatíveis com os dados experimentais obtidos anteriormente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons