Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12339
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaCarolinaLoyolaCaetanoRios.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise probabilística aplicada em barragem de enrocamento com núcleo de argila
Autor(es): Rios, Ana Carolina Loyola Caetano
Orientador(es): Cordão Neto, Manoel Porfírio
Assunto: Barragens
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: RIOS, Ana Carolina Loyola Caetano. Análise probabilística aplicada em barragem de enrocamento com núcleo de argila. 2015. 91 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: As barragens possuem um papel de alta relevância na garantia de importantes atividades relacionadas à água. No Brasil, este fato se torna mais óbvio quando se observa o domínio da energia hidrelétrica na matriz energética. Por outro lado, tais construções, por serem extremamente grandiosas e causar um impacto significativo no ambiente, estão associadas a um grande potencial de danos em caso de falhas. Neste contexto, a análise de risco surge como uma ferramenta de grande auxílio. Este tipo de análise encarrega-se de associar as probabilidades de ocorrência de certos eventos de falhas com suas consequências (geralmente em termos de prejuízos financeiros, impactos ambientais e fatalidades) e definir que riscos são aceitáveis de se assumir. A decisão do que são riscos aceitáveis depende de muitos fatores sociais, políticos e econômicos, mas cabe à Engenharia a primeira etapa da análise de riscos: a análise probabilística, que se ocupa de calcular probabilidades de falha. Este tipo de análise é particularmente relevante na Engenharia Geotécnica, em que se costuma ter uma variabilidade notável dos parâmetros dos solos e rochas e dos carregamentos. Neste projeto serão apresentados três métodos de análise probabilística: o método FOSM, Monte Carlo e o método das Estimativas Pontuais. Eles foram aplicados na verificação da estabilidade de uma barragem de enrocamento com núcleo de argila em três diferentes estágios de carregamento: final da construção, regime permanente de operação e rebaixamento rápido.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons