Título: | Terminal Integrado Inteligente – TII : uma proposta para o Terminal Asa Norte |
Autor(es): | Silva, Alysson José da Rabêlo, Natália Ferreira |
Orientador(es): | Arruda, Fabiana Serra de |
Assunto: | Transporte público Distrito Federal (DF) - transporte público |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 16-Mar-2016 |
Referência: | SILVA, Alysson José da; RABÊLO, Natália Ferreira. Terminal Integrado Inteligente – TII: uma proposta para o Terminal Asa Norte. 2016. vi, 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O objetivo deste projeto final é propor um projeto de um Terminal Integrado Inteligente (TII) para o sistema de transporte público coletivo do Plano Piloto, mais especificamente na Asa Norte, dando ênfase na informação ao usuário. A partir dessa ênfase, foi possível definir os requisitos e procedimentos necessários para um projeto do TII, onde foram especificadas as tecnologias a serem utilizadas nesse tipo de terminal a fim de melhorar a gestão, a operação dos modais envolvidos e a experiência de deslocamento dos usuários. Além da ênfase na informação ao usuário, foram levantadas tecnologias que tem uma abordagem aliada à sustentabilidade, que devem tornar o terminal cada vez mais atrativo e viável tanto ao usuário quanto a todas as partes envolvidas no sistema de transporte público local. O local escolhido para a localização do projeto foi a Asa Norte, visto que Brasília já possui dois grandes terminais de integração, Rodoviária do Plano Piloto e Terminal Asa Sul, além de ser um local que já está previsto por relatórios do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Secretaria de Mobilidade Urbana Sustentável (Semob) a implantação de um terminal. O Terminal Asa Norte favorecerá os usuários do transporte público do Eixo Norte/Nordeste do DF e integrará os modais cicloviário, metroviário, rodoviário, ferroviário e os veículos particulares, o que incentivaria cada vez mais o uso do transporte público como meio de desocupação das vias urbanas, que estão cada vez mais lotados de veículos particulares e, portanto, se torna ineficiente. Esse incentivo ao uso do transporte público pode estar aliado ao uso de tecnologias, pois o usuário se sentirá mais a vontade ao utilizar o sistema, já que estará dotado de tecnologias que o auxiliarão a não perder tempo, seja esperando um veículo, seja no próprio deslocamento. O usuário terá a possibilidade de saber os horários que os veículos estão chegando, segui-los em tempo real, sincronizar os horários dos veículos de modais diferentes, ou até mesmo do próprio modal, escolhendo o melhor e mais rápido caminho a se fazer. Para isso, serão utilizadas tecnologias como GPS nos veículos, para o acompanhamento em tempo real tanto pelo usuário como pelo operador, aplicativo próprio do terminal ou do sistema de transporte público local, uso de totens com informações, disponibilidade de internet sem fio no terminal e nas estações, bilhetagem eletrônica para que a integração seja feita de forma mais rápida e ágil, sendo esses são alguns exemplos de tecnologias que estão tratadas neste projeto, para que se possa projetar um TII. |
Abstract: | The objective of this final project is to propose a Integrated Intelligent Terminal project (TII) for the public transportation system of the Plano Piloto, specifically in Asa Norte, with emphasis on information for the user. From this emphasis, it was possible to define the requirements and procedures necessary for a TII project where were specified the technologies used in this terminal type in order to improve the management, operation of the involved modes and the user experience. Besides the emphasis on the information to the user, technologies have been raised which has a combined approach to sustainability, which should make the terminal more and more attractive and viable both the user and to all parties involved in local public transport system. The site chosen for the location of the project was the Asa Norte, since Brasília already has two major integration terminals, Rodoviária do Plano Piloto and Terminal Asa Sul, besides being a place that is already provided by reports of the Distrito Federal( GDF) and the Department of Sustainable Urban Mobility (Semob) the implementation of a terminal. Terminal Asa Norte will favor public transport users the North / Northeast DF and integrate modal bicycles, subway, road, rail and passenger cars, which would encourage increasing the use of public transport as a means of evacuation of roads urban, which are increasingly filled with private vehicles which have a low carrying capacity, and therefore, becomes ineffective. This incentive to use public transport may be combined with the use of technology because the user is more will feel comfortable using the system, as will be equipped with technology that will help you save time, is expecting a vehicle, either in the displacement. The user will be able to know the times that vehicles are coming, follow them in real time, synchronize the schedules of the different modes of vehicles, or even the modal own, choosing the best and fastest way to do. For this, technologies like GPS in vehicles will be used for real-time monitoring by both the user and the operator terminal application itself or the local public transport system, use of totems with information, wireless internet availability at the terminal and at stations, electronic ticketing so that integration is made faster and more agile, and these are examples of technologies that are addressed in this project, so you can design a TII. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|