Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12307
Título: | Entendimento de plágio na universidade : percepção dos professores do curso de Ciências Contábeis |
Autor(es): | Oliveira, Jorge Dorico Pinheiro |
Orientador(es): | Santana, Cláudio Moreira |
Assunto: | Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - docentes Plágio Direitos autorais |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 15-Mar-2016 |
Referência: | OLIVEIRA, Jorge Dorico Pinheiro. Entendimento de plágio na universidade: percepção dos professores do curso de Ciências Contábeis. 2013. [32] f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O plágio é uma prática que vem ocorrendo de maneira constante, manifestando-se em
diversos campos e diversas maneiras, no meio acadêmico a preocupação com a temática tem
levado a adoção de medidas mais rigorosas por parte das instituições. Nesse sentido, a
presente pesquisa analisa, com fundamento em respostas obtidas por meio de questionário, a
percepção do corpo docente do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública
federal em identificar uma situação de plágio. De uma forma geral os resultados revelaram
que os professores apresentam conhecimento razoável sobre o plágio, sendo que em algumas
questões trabalhadas mostrou conhecimento quase nulo sobre a temática, o que é preocupante,
haja vista que todos os participantes são orientadores na graduação e maioria também é na
pós-graduação. Salienta-se que o desempenho mostrado por aqueles que possuem doutorado
foi melhor que os demais. A pesquisa mostrou que os professores participantes demonstraram
ter superestimado o conceito de plágio, e que, pelos resultados, verifica-se que o
entendimento da problemática é mais geral e intuitiva que fundamentada em aspectos teóricos
sobre o tema. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons