Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12307
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JorgeDoricoPinheiroOliveira.pdf185,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entendimento de plágio na universidade : percepção dos professores do curso de Ciências Contábeis
Autor(es): Oliveira, Jorge Dorico Pinheiro
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - docentes
Plágio
Direitos autorais
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 15-Mar-2016
Referência: OLIVEIRA, Jorge Dorico Pinheiro. Entendimento de plágio na universidade: percepção dos professores do curso de Ciências Contábeis. 2013. [32] f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O plágio é uma prática que vem ocorrendo de maneira constante, manifestando-se em diversos campos e diversas maneiras, no meio acadêmico a preocupação com a temática tem levado a adoção de medidas mais rigorosas por parte das instituições. Nesse sentido, a presente pesquisa analisa, com fundamento em respostas obtidas por meio de questionário, a percepção do corpo docente do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública federal em identificar uma situação de plágio. De uma forma geral os resultados revelaram que os professores apresentam conhecimento razoável sobre o plágio, sendo que em algumas questões trabalhadas mostrou conhecimento quase nulo sobre a temática, o que é preocupante, haja vista que todos os participantes são orientadores na graduação e maioria também é na pós-graduação. Salienta-se que o desempenho mostrado por aqueles que possuem doutorado foi melhor que os demais. A pesquisa mostrou que os professores participantes demonstraram ter superestimado o conceito de plágio, e que, pelos resultados, verifica-se que o entendimento da problemática é mais geral e intuitiva que fundamentada em aspectos teóricos sobre o tema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons