Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12273
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KamilaRodriguesdaCostaAguiar.pdf998,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso sobre o preenchimento do sujeito e a colocação pronominal na aprendizagem de espanhol por falantes de português
Autor(es): Aguiar, Kamila Rodrigues da Costa
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Aquisição da segunda língua
Língua espanhola - gramática
Língua portuguesa - gramática
Interlíngua (Aprendizagem de línguas)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 14-Mar-2016
Referência: AGUIAR, Kamila Rodrigues da Costa. Estudo de caso sobre o preenchimento do sujeito e a colocação pronominal na aprendizagem de espanhol por falantes de português. 2015. 23 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa tem com objetivo descrever o preenchimento do sujeito e a colocação pronominal em produções escritas de falantes brasileiros aprendizes de espanhol em dois níveis diferentes: nível inicial e avançado. Busca-se investigar a interferência da língua materna na aquisição desses parâmetros na língua estrangeira. O estudo segue os pressupostos da Teoria Gerativa proposta por Chomsky (1957, 1981, 1995 entre outros) e o conceito de interlíngua proposto por Selinker (1972). A pesquisa analisou se a tendência observada no língua materna em relação ao preenchimento do sujeito e a colocação pronominal é transferida para a língua estrangeira. As conclusões obtidas foram as seguintes: o aprendiz de espanhol falante de português não transfere o sujeito nulo parcial do português brasileiro à LE, apresentando o uso do sujeito nulo característico do Espanhol. No que diz respeito à colocação pronominal, notou-se a predominância da próclise, tendência presente no português, porém este resultado deve ser entendido com cautela, já que no espanhol admite-se a próclise e a ênclise.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons