Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pilati, Eloisa Nascimento Silva | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Kamila Rodrigues da Costa | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Kamila Rodrigues da Costa. Estudo de caso sobre o preenchimento do sujeito e a colocação pronominal na aprendizagem de espanhol por falantes de português. 2015. 23 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015. | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem com objetivo descrever o preenchimento do sujeito e a colocação pronominal em produções escritas de falantes brasileiros aprendizes de espanhol em dois níveis diferentes: nível inicial e avançado. Busca-se investigar a interferência da língua materna na aquisição desses parâmetros na língua estrangeira. O estudo segue os pressupostos da Teoria Gerativa proposta por Chomsky (1957, 1981, 1995 entre outros) e o conceito de interlíngua proposto por Selinker (1972). A pesquisa analisou se a tendência observada no língua materna em relação ao preenchimento do sujeito e a colocação pronominal é transferida para a língua estrangeira. As conclusões obtidas foram as seguintes: o aprendiz de espanhol falante de português não transfere o sujeito nulo parcial do português brasileiro à LE, apresentando o uso do sujeito nulo característico do Espanhol. No que diz respeito à colocação pronominal, notou-se a predominância da próclise, tendência presente no português, porém este resultado deve ser entendido com cautela, já que no espanhol admite-se a próclise e a ênclise. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Aquisição da segunda língua | en |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - gramática | en |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - gramática | en |
dc.subject.keyword | Interlíngua (Aprendizagem de línguas) | en |
dc.title | Estudo de caso sobre o preenchimento do sujeito e a colocação pronominal na aprendizagem de espanhol por falantes de português | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-03-14T14:04:33Z | - |
dc.date.available | 2016-03-14T14:04:33Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-14T14:04:33Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12273 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|