Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/1225
Título: | Inovação no contexto universidade-empresa : estudo sobre o atendimento das demandas das micro e pequenas empresas |
Autor(es): | Wanderlei, Carolina Magalhães |
Orientador(es): | Faria, Maria de Fátima Bruno de |
Assunto: | Desenvolvimento organizacional Pequenas e médias empresas Inovações tecnológicas |
Data de apresentação: | 2010 |
Data de publicação: | 10-Nov-2010 |
Referência: | WANDERLEI, Carolina Magalhães. Inovação no contexto universidade-empresa: estudo sobre o atendimento das demandas das micro e pequenas empresas. 2010. 81 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumo: | O desenvolvimento de um país depende em grande parte da capacidade de
suas empresas de inovar continuamente. Dessa forma, a inovação é considerada
um fator fundamental para o desempenho competitivo das empresas. Nesse cenário
destaca-se a importância do relacionamento entre universidades e empresas no
sentido de desenvolver novos conhecimentos científicos e tecnológicos que resultem
na produção de inovações de mercado. A presente pesquisa foi realizada com o
objetivo de identificar como o relacionamento Universidade-Empresa pode ser
aprimorado no intuito de fomentar inovações e atender melhor as demandas das
micro e pequenas empresas. Para isso, tomou-se como amostra a análise do
trabalho dos principais atores participantes do cenário de inovação no contexto
Universidade-Empresa do DF: a UnB, o Centro de apoio ao Desenvolvimento
Tecnológico (CDT) e as micro e pequenas empresas. Utilizou-se como metodologia
a realização de entrevistas com representantes da UnB, do CDT e das micro e
pequenas empresas. Além disso, foi feita uma análise documental de relatórios
internos das organizações estudadas. As informações e dados coletados na
pesquisa foram analisados e comparados a luz do referencial teórico consultado. Por
meio da pesquisa, foi possível obter um retrato da situação de atendimento das
demandas das micro e pequenas empresas pela UnB. Constatou-se que o aumento
da capacidade de atendimento, e o acompanhamento do pós atendimento foram
demandas das micro e pequenas empresas identificadas na pesquisa de campo
como não atendidas pelo CDT. Essas demandas refletem a realidade de trabalho do
centro da UnB, que apesar de desempenhar seu papel com qualidade, ainda conta
com limitações de recursos humanos, financeiros. Concluiu-se que para que as
micro e pequenas empresas inovem é importante a construção de um alinhamento
estratégico entre as políticas e diretrizes do governo e das universidades em torno
do apoio a inovação. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1225 |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons