Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Faria, Maria de Fátima Bruno de | - |
dc.contributor.author | Wanderlei, Carolina Magalhães | - |
dc.identifier.citation | WANDERLEI, Carolina Magalhães. Inovação no contexto universidade-empresa: estudo sobre o atendimento das demandas das micro e pequenas empresas. 2010. 81 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010. | en |
dc.description.abstract | O desenvolvimento de um país depende em grande parte da capacidade de
suas empresas de inovar continuamente. Dessa forma, a inovação é considerada
um fator fundamental para o desempenho competitivo das empresas. Nesse cenário
destaca-se a importância do relacionamento entre universidades e empresas no
sentido de desenvolver novos conhecimentos científicos e tecnológicos que resultem
na produção de inovações de mercado. A presente pesquisa foi realizada com o
objetivo de identificar como o relacionamento Universidade-Empresa pode ser
aprimorado no intuito de fomentar inovações e atender melhor as demandas das
micro e pequenas empresas. Para isso, tomou-se como amostra a análise do
trabalho dos principais atores participantes do cenário de inovação no contexto
Universidade-Empresa do DF: a UnB, o Centro de apoio ao Desenvolvimento
Tecnológico (CDT) e as micro e pequenas empresas. Utilizou-se como metodologia
a realização de entrevistas com representantes da UnB, do CDT e das micro e
pequenas empresas. Além disso, foi feita uma análise documental de relatórios
internos das organizações estudadas. As informações e dados coletados na
pesquisa foram analisados e comparados a luz do referencial teórico consultado. Por
meio da pesquisa, foi possível obter um retrato da situação de atendimento das
demandas das micro e pequenas empresas pela UnB. Constatou-se que o aumento
da capacidade de atendimento, e o acompanhamento do pós atendimento foram
demandas das micro e pequenas empresas identificadas na pesquisa de campo
como não atendidas pelo CDT. Essas demandas refletem a realidade de trabalho do
centro da UnB, que apesar de desempenhar seu papel com qualidade, ainda conta
com limitações de recursos humanos, financeiros. Concluiu-se que para que as
micro e pequenas empresas inovem é importante a construção de um alinhamento
estratégico entre as políticas e diretrizes do governo e das universidades em torno
do apoio a inovação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento organizacional | en |
dc.subject.keyword | Pequenas e médias empresas | en |
dc.subject.keyword | Inovações tecnológicas | en |
dc.title | Inovação no contexto universidade-empresa : estudo sobre o atendimento das demandas das micro e pequenas empresas | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2010-11-10T13:01:57Z | - |
dc.date.available | 2010-11-10T13:01:57Z | - |
dc.date.issued | 2010-11-10T13:01:57Z | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1225 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1225 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|