Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12214
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TiagoVilasBoasMagalhaes.pdf341,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Anúncios de recompra e preço das ações : uma análise para o mercado brasileiro nos anos de 2007 a 2009
Autor(es): Magalhães, Tiago Vilas Bôas
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Sociedades por ações
Empresas - dividendos
Ações (Finanças)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Mar-2016
Referência: MAGALHÃES, Tiago Vilas Bôas. Anúncios de recompra e preço das ações: uma análise para o mercado brasileiro nos anos de 2007 a 2009. 2013. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A recompra de ação por uma empresa faz com que aumente o preço da ação devido ao fato da quantidade de ação existente no mercado diminuir sem que o patrimônio líquido da empresa se modifique, aumentando assim a participação do acionista na empresa, além de ser um meio de distribuir fluxo de caixa livre. Algumas teorias e o conceito de políticas de dividendos são abordados nesse trabalho para facilitar a compreensão dos impactos que um anúncio de recompra pode ter nos preços das ações. Esse trabalho analisa os anúncios de recompra realizado por empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) no período de 26/07/2007 a 18/12/2009 para verificar se há efeito positivo ou negativo sobre os preços das ações na presença de tal evento. Para isso, a metodologia utilizada foi o estudo de evento que calculou os retornos normais e anormais de uma amostra de 46 eventos de 31 empresas diferentes. Desses eventos, 21 apresentaram retornos anormais positivos e 25 apresentaram retornos anormais negativos e as médias desses retornos foram respectivamente de 7,89% e de -8,67%. Os resultados encontrados não apresentaram evidência de que a recompra tem efeito positivo no retorno anormal das ações.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons