Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SabrinaCecconSoutoMaior.pdf843,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A nova contabilidade pública : análise da afetação da rotina contábil e a relevância no processo de tomada de decisão da Universidade de Brasília
Autor(es): Maior, Sabrina Ceccon Souto
Orientador(es): Eirado, Juliano Sávio Barbosa
Assunto: Universidade de Brasília (UnB)
Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (IPSAS)
Contabilidade pública
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 2-Mar-2016
Referência: MAIOR, Sabrina Ceccon Souto. A nova contabilidade pública: análise da afetação da rotina contábil e a relevância no processo de tomada de decisão da Universidade de Brasília. 2014. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A contabilidade pública brasileira tem convergido suas normas para ficarem em harmonia com as normas internacionais de contabilidade pública. No âmbito internacional, a convergência é liderada pela IFAC por meio da International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), e no Brasil, teve início com o CFC, e na Portaria nº 184, de agosto de 2008, publicada pelo Ministério da Fazenda, determina que a Secretaria do Tesouro Nacional promova essa convergência, como operadora, com um padrão próprio tendo como referência as IPSAS e baseada nas NBCASP. Esta pesquisa realiza uma investigação na Universidade de Brasília com o objetivo de averiguar como as mudanças tem afetado a rotina contábil e se tem afetado a relevância no processo de tomada de decisão. Foi feita uma entrevista com o diretor Tiago Mota dos Santos e aplicado um questionário aos funcionários da Diretoria de Contabilidade da UnB. A maior parte dos servidores não conheciam as novas práticas contábeis do setor público, pois alguns setores fazem contabilidade indiretamente por meio do SIAFI, e parte das mudanças ainda não foram implantadas pela STN. Entretanto a DCF, em sua maioria, entende que as NBCASP serão importantes para gerar informação de melhor qualidade para o processo de tomada de decisão, e trarão aumento na carga de trabalho para alguns setores, como a Coordenação de Análise Contábil, por não conhecerem a rotina sistêmica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons