Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12193
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GiulianadosSantosCordeiro.pdf787,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do nível de instrução dos alunos de ciências contábeis em suas decisões
Autor(es): Cordeiro, Giuliana dos Santos
Orientador(es): Rodrigues, Fernanda Fernandes
Assunto: Ciências Contábeis - estudantes
Educação financeira
Finanças pessoais
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 1-Mar-2016
Referência: CORDEIRO, Giuliana dos Santos. A influência do nível de instrução dos alunos de ciências contábeis em suas decisões. 2014. 32 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar se o grau de instrução dos alunos que cursam ciências contábeis exerce algum tipo de influência nas tomadas de decisões, assim como buscar entender de que forma isso ocorre. Dessa maneira, foi feita uma análise de algumas teorias de Finanças Comportamentais. Por meio da aplicação de questionário foram coletados dados que embasaram este trabalho. A pesquisa foi feita com 167 alunos, que foram divididos em 3 grupos de acordo com o semestre cursado, sendo assim cada grupo contou com 34, 79 e 54 integrantes, respectivamente. A maioria possuía até 25 anos de idade. Foram feitas perguntas sobre o perfil, assim como questões que procuravam buscar dados relacionados ao nível de propensão e emocional de cada um. Como resultado, de uma maneira geral, foi observado um equilíbrio entre os grupos, sendo que em algumas situações o grupo 2 se destacou mais em sua postura agressiva. Também foi possível perceber que alunos dos grupos 2 e 3 possuíam maior diversificação em suas aplicações e que grande parte acredita estar preparado para administrar seus próprios recursos, planejam suas finanças e acreditam estar sob influência do emocional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons