Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1217
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_NatáliaPradoRibeiro.pdf779,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão ambiental na Souza Cruz : estudo de programas ambientais e seus resultados
Autor(es): Ribeiro, Natália do Prado Leite
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Gestão ambiental
Proteção ambiental
Responsabilidade social da empresa
Data de apresentação: 27-Ago-2010
Data de publicação: 8-Nov-2010
Referência: RIBEIRO, Natália do Prado Leite. Gestão ambiental na Souza Cruz: estudo de programas ambientais e seus resultados. 2010. 88 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Os problemas ambientais, os quais vêm crescendo nas últimas décadas, estão cada vez mais presentes nas decisões empresariais. É intrínseca à gestão empresarial atual uma maior preocupação com o meio ambiente e, conseqüentemente, a busca por soluções ambientalmente adequadas para solucionar problemas relacionados à produção, à distribuição e ao consumo de bens e serviços. Atualmente, é nítida a incorporação crescente das questões ambientais na estratégia de empresas por meio da implementação da Gestão Ambiental e de seus programas. Este estudo, portanto, tem como objetivo analisar a implementação de três programas de gestão ambiental na empresa Souza Cruz e identificar quais foram os resultados alcançados com esta implementação. Os programas estudados são o de produção limpa, de neutralização do carbono e de reflorestamento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de estudo de caso, em que foram utilizados dados primários, obtidos por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com o gerente de sustentabilidade da Souza Cruz, e dados secundários, oriundos de documentos fornecidos pela empresa. Constatou-se que os principais benefícios advindos da implementação destes programas foram benefícios estratégicos, de ganho de imagem e de competitividade, e benefícios econômicos, de redução de custos e aumento de produtividade. Verificou-se ainda que a questão ambiental está presente na estratégia da organização, está diluída em todas as áreas organizacionais e é realizada de forma contínua pela empresa. Averiguou-se, deste modo, que a empresa está em um estágio intermediário de adoção de práticas ambientais, pois possui postura proativa no programa relacionado à produção limpa e reflorestamento e perante o projeto relacionado ao carbono possui uma postura ainda significativamente reativa, porém, com inicio de preocupações proativas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1217
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons