Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12169
Título: | Programa Nacional de Educação Museal : análise do contexto político da criação do programa e seu processo metodológico (2010-2014) |
Autor(es): | Machado, Priscila Pereira |
Orientador(es): | Gomes, Ana Lúcia de Abreu |
Assunto: | Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) Política cultural Museus - aspectos educacionais |
Data de apresentação: | 15-Dez-2015 |
Data de publicação: | 26-Fev-2016 |
Referência: | MACHADO, Priscila Pereira. Programa Nacional de Educação Museal: análise do contexto político da criação do programa e seu processo metodológico (2010-2014). 2015. 75 f. Monografia (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar o contexto político de criação do Programa
Nacional de Educação Museal do Instituto Brasileiro de Museus, partindo do entendimento de
que uma política pública deve ser compreendida tendo como referência o contexto de sua
concepção, que neste caso especifico destaca-se pelo fortalecimento das políticas voltadas
para museus brasileiros. Foi também mapeado o processo metodológico utilizado na
construção do programa, relacionando-o a um método democrático de construção de políticas
públicas. Por fim, foi realizado um debate em torno das principais motivações que levaram a
formação do programa. |
Abstract: | This work had as aim toanalyze the political context of the Museal Education National
Program creation of the Brazilian Institute of Museums, starting from the agreement that a
public politics must be understood having as reference the context of its conception, which in
this specific case is highlighted by the strengthening of the politics focused on the Brazilian
museums. It was also mapped the methodological process used during the building of the
program and relate it to a democratic method of creation of public politics. Finally, it was
released a debate around the main reasons which motivates the formation of the program. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2015. |
Aparece na Coleção: | Museologia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons