Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12153
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RaquelLuzdeLima.pdf524,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação contábil em tempos de IFRS : estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra alemã
Autor(es): Lima, Raquel Luz de
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
Ciências Contábeis - ensino superior
Contadores - prática profissional
Data de apresentação: 8-Fev-2013
Data de publicação: 25-Fev-2016
Referência: LIMA, Raquel Luz de. Educação contábil em tempos de IFRS: estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra alemã. 2013. 31 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Com globalização, o avanço tecnológico e a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) houve um aumento da complexidade das atividades do contador. Estes fatores trouxeram a necessidade de aperfeiçoamento do profissional e da educação contábil a fim de que seja fornecida aos estudantes uma formação inicial adequada. Tendo este aspecto em vista, o artigo objetiva evidenciar a estrutura e características de duas instituições de ensino: a Universidade de Brasília (UnB) e a Justus-Liebig-Universität Gießen (JLU). Em relação aos cursos da área contábil foi feita uma pesquisa documental e descritiva para mostrar o perfil das universidades e relatar as similaridades das grades curriculares com os conhecimentos propostos por organismos internacionais. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para inferir sobre as diferenças encontradas na formação fornecida em cada universidade. Encontrou-se que os currículos de ambas estão alinhados entre si e com os conhecimentos sugeridos pelo AECC, AICPA, IFAC e ISAR/UNCTAD. As diferenças curriculares das duas universidades ocorrem na área de conhecimentos organizacionais e de negócios, e na área de TI, contudo percebe-se que estão ligadas a questões estruturais das instituições. Destaca-se a importância de pró-atividade do aluno e de percepção do que se é exigido pelo mercado para uma melhor utilização do que a universidade oferece até mesmo de maneira indireta. Ressalta-se que diferenças encontradas não significam que uma é melhor do que a outra, pois a pesquisa não analisou a influência da localização, do histórico, da educação e dos interesses de cada país.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons