Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Abimael de Jesus Barros | - |
dc.contributor.author | Lima, Raquel Luz de | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Raquel Luz de. Educação contábil em tempos de IFRS: estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra alemã. 2013. 31 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013. | en |
dc.description.abstract | Com globalização, o avanço tecnológico e a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) houve um aumento da complexidade das atividades do contador. Estes fatores trouxeram a necessidade de aperfeiçoamento do profissional e da educação contábil a fim de que seja fornecida aos estudantes uma formação inicial adequada. Tendo este aspecto em vista, o artigo objetiva evidenciar a estrutura e características de duas instituições de ensino: a Universidade de Brasília (UnB) e a Justus-Liebig-Universität Gießen (JLU). Em relação aos cursos da área contábil foi feita uma pesquisa documental e descritiva para mostrar o perfil das universidades e relatar as similaridades das grades curriculares com os conhecimentos propostos por organismos internacionais. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para inferir sobre as diferenças encontradas na formação fornecida em cada universidade. Encontrou-se que os currículos de ambas estão alinhados entre si e com os conhecimentos sugeridos pelo AECC, AICPA, IFAC e ISAR/UNCTAD. As diferenças curriculares das duas universidades ocorrem na área de conhecimentos organizacionais e de negócios, e na área de TI, contudo percebe-se que estão ligadas a questões estruturais das instituições. Destaca-se a importância de pró-atividade do aluno e de percepção do que se é exigido pelo mercado para uma melhor utilização do que a universidade oferece até mesmo de maneira indireta. Ressalta-se que diferenças encontradas não significam que uma é melhor do que a outra, pois a pesquisa não analisou a influência da localização, do histórico, da educação e dos interesses de cada país. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) | en |
dc.subject.keyword | Ciências Contábeis - ensino superior | en |
dc.subject.keyword | Contadores - prática profissional | en |
dc.title | Educação contábil em tempos de IFRS : estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra alemã | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-25T11:18:29Z | - |
dc.date.available | 2016-02-25T11:18:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-25T11:18:29Z | - |
dc.date.submitted | 2013-02-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12153 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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