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Título: Cartões de crédito : impacto da abertura do mercado de adquirência nas demonstrações financeiras de Cielo e Redecard
Autor(es): Almeida, Marina de Souza
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Cartões de crédito
Meios eletrônicos de pagamento
Data de apresentação: 1-Mar-2013
Data de publicação: 22-Fev-2016
Referência: ALMEIDA, Marina de Souza. Cartões de crédito: impacto da abertura do mercado de adquirência nas demonstrações financeiras de Cielo e Redecard. 2013. 19 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo trata do mercado de meios de pagamento eletrônico, sobretudo o mercado de credenciamento de estabelecimentos comerciais para aceitação de cartões de crédito e débito. Demonstra a conformação do setor existente até junho de 2010, na qual podia dizer-se que havia uma relação de exclusividade entre as duas principais bandeiras, MasterCard e Visa, e as duas principais empresas adquirentes, Redecard e Cielo, respectivamente. Trata da questão da abertura do mercado de adquirência, ocorrida em julho de 2010 e teve como objetivo analisar o impacto desta alteração nas demonstrações financeiras de Redecard e Cielo. Recorreu-se às demonstrações contábeis disponíveis nos sítios eletrônicos de ambas as empresas, referentes aos anos de 2007 a 2011. Foi realizada a análise horizontal e vertical, tanto do Balanço Patrimonial quanto da Demonstração do Resultado do Exercício e calculados os indicadores econômico-financeiros: liquidez corrente, margem líquida e participação do capital de terceiros. Foi verificado que nos anos de 2010 e 2011 houve maior investimento das empresas na expansão e melhoria da rede POS de captura das transações com cartões e incremento da antecipação de recebíveis, além de queda na lucratividade, decorrente principalmente da redução na Receita de Comissões e de Aluguéis de Máquinas POS. Apesar dessas mudanças, ainda não houve redução na participação de mercado das duas empresas, que continuam com mais de 90% do mercado de credenciamento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
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