Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12131
Título: | Cartões de crédito : impacto da abertura do mercado de adquirência nas demonstrações financeiras de Cielo e Redecard |
Autor(es): | Almeida, Marina de Souza |
Orientador(es): | Nunes, Danielle Montenegro Salamone |
Assunto: | Cartões de crédito Meios eletrônicos de pagamento |
Data de apresentação: | 1-Mar-2013 |
Data de publicação: | 22-Fev-2016 |
Referência: | ALMEIDA, Marina de Souza. Cartões de crédito: impacto da abertura do mercado de adquirência nas demonstrações financeiras de Cielo e Redecard. 2013. 19 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este estudo trata do mercado de meios de pagamento eletrônico, sobretudo o mercado de
credenciamento de estabelecimentos comerciais para aceitação de cartões de crédito e débito.
Demonstra a conformação do setor existente até junho de 2010, na qual podia dizer-se que
havia uma relação de exclusividade entre as duas principais bandeiras, MasterCard e Visa, e
as duas principais empresas adquirentes, Redecard e Cielo, respectivamente. Trata da questão
da abertura do mercado de adquirência, ocorrida em julho de 2010 e teve como objetivo
analisar o impacto desta alteração nas demonstrações financeiras de Redecard e Cielo.
Recorreu-se às demonstrações contábeis disponíveis nos sítios eletrônicos de ambas as
empresas, referentes aos anos de 2007 a 2011. Foi realizada a análise horizontal e vertical,
tanto do Balanço Patrimonial quanto da Demonstração do Resultado do Exercício e
calculados os indicadores econômico-financeiros: liquidez corrente, margem líquida e
participação do capital de terceiros. Foi verificado que nos anos de 2010 e 2011 houve maior
investimento das empresas na expansão e melhoria da rede POS de captura das transações
com cartões e incremento da antecipação de recebíveis, além de queda na lucratividade,
decorrente principalmente da redução na Receita de Comissões e de Aluguéis de Máquinas
POS. Apesar dessas mudanças, ainda não houve redução na participação de mercado das duas
empresas, que continuam com mais de 90% do mercado de credenciamento. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons