Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nunes, Danielle Montenegro Salamone | - |
dc.contributor.author | Almeida, Marina de Souza | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Marina de Souza. Cartões de crédito: impacto da abertura do mercado de adquirência nas demonstrações financeiras de Cielo e Redecard. 2013. 19 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013. | en |
dc.description.abstract | Este estudo trata do mercado de meios de pagamento eletrônico, sobretudo o mercado de
credenciamento de estabelecimentos comerciais para aceitação de cartões de crédito e débito.
Demonstra a conformação do setor existente até junho de 2010, na qual podia dizer-se que
havia uma relação de exclusividade entre as duas principais bandeiras, MasterCard e Visa, e
as duas principais empresas adquirentes, Redecard e Cielo, respectivamente. Trata da questão
da abertura do mercado de adquirência, ocorrida em julho de 2010 e teve como objetivo
analisar o impacto desta alteração nas demonstrações financeiras de Redecard e Cielo.
Recorreu-se às demonstrações contábeis disponíveis nos sítios eletrônicos de ambas as
empresas, referentes aos anos de 2007 a 2011. Foi realizada a análise horizontal e vertical,
tanto do Balanço Patrimonial quanto da Demonstração do Resultado do Exercício e
calculados os indicadores econômico-financeiros: liquidez corrente, margem líquida e
participação do capital de terceiros. Foi verificado que nos anos de 2010 e 2011 houve maior
investimento das empresas na expansão e melhoria da rede POS de captura das transações
com cartões e incremento da antecipação de recebíveis, além de queda na lucratividade,
decorrente principalmente da redução na Receita de Comissões e de Aluguéis de Máquinas
POS. Apesar dessas mudanças, ainda não houve redução na participação de mercado das duas
empresas, que continuam com mais de 90% do mercado de credenciamento. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Cartões de crédito | en |
dc.subject.keyword | Meios eletrônicos de pagamento | en |
dc.title | Cartões de crédito : impacto da abertura do mercado de adquirência nas demonstrações financeiras de Cielo e Redecard | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-22T13:36:52Z | - |
dc.date.available | 2016-02-22T13:36:52Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-22T13:36:52Z | - |
dc.date.submitted | 2013-03-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12131 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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