Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MarianaCunhaEleutérioRodrigues.pdf623,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto do investimento em responsabilidade socioambiental no valor de mercado de ações listadas na BOVESPA
Autor(es): Rodrigues, Mariana Cunha Eleutério
Orientador(es): Junger, Guilherme de Araújo
Assunto: Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
Responsabilidade social da empresa
Data de apresentação: 11-Dez-2009
Data de publicação: 5-Nov-2010
Referência: RODRIGUES, Mariana Cunha Eleutério. O impacto do investimento em responsabilidade socioambiental no valor de mercado de ações listadas na BOVESPA. 2009. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A discussão em torno da responsabilidade socioambiental, assim como sua adoção por parte das empresas privadas vem crescendo consideravelmente. Isto é justificado pelo panorama ambiental, social e econômico que se apresenta atualmente no planeta. O Brasil, por sua vez, acompanha esta tendência de forma a complementar o poder do Estado na atuação em questões primárias como educação, segurança e saúde. Torna-se fundamental, portanto, verificar os benefícios de tais práticas não apenas para a sociedade e para o governo, mas também para as organizações que as adotam. Este estudo analisou o impacto do investimento em responsabilidade socioambiental no valor de mercado de empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) nos anos de 2008 e 2009, buscando identificar a evolução do valor de mercado das ações de organizações que passaram a adotar tais práticas. Para alcançar estes objetivos, a metodologia utilizada foi o estudo de evento em torno da divulgação das empresas que comporiam pela primeira vez o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) nos anos analisados. Avaliou-se a ocorrência de retornos anormais em torno da data do evento (do 120º dia antes do evento ao 120º dia após), calculando os retornos esperados com base no Modelo de Precificação de Ativos, Capital Asset Princing Model, (CAPM) e comparando-os com os retornos reais. Foi observado que as ações das empresas que entraram no ISE apresentaram uma maior volatilidade que o normal, demonstrando cotações maiores em quantidade e valor. Entretanto, utilizando o teste t, chegou-se à conclusão que nenhuma das empresas apresentou resultados estatisticamente significativos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1213
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.