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Título: A evasão escolar na educação de jovens e adultos - EJA
Autor(es): Queiroz, Francisco Vagner Ferreira
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Evasão escolar
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 19-Fev-2016
Referência: QUEIROZ, Francisco Vagner Ferreira. A evasão escolar na educação de jovens e adultos - EJA . 2015, 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2015.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar quais são as principais causas ou motivos que levam os alunos da Educação de Jovens e Adultos da segunda etapa do ensino fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Água Fria de Goiás – GO. Nesta Perspectiva foi adotada a abordagem qualitativa da pesquisa em educação de natureza descritiva. Para a coleta de dados na pesquisa de campo foi necessário recorrer aos seguintes instrumentos: Observação de campo e entrevistas semiestruturadas com alguns alunos e com os professores atuantes no segmento. Estudos e leituras em torno do aprofundamento da fundamentação teórica tiveram como fontes além da aplicação de dois questionários, destinado aos alunos e outro destinado aos professores atuantes no segmento da EJA, análise do PPP da escola, pesquisas em sites, consultas em revistas especializadas, livros, artigos científicos de estudiosos do assunto e monografias diversas relativas ao tema. Com a análise dos dados coletados e das respostas dos questionários foi possível constatar que a principal causa da evasão escolar da EJA na escola pesquisada é o cansaço devido a carga horária exaustiva de trabalho da maioria dos educandos pesquisados e que apesar dos avanços historicamente das leis em prol da Educação de Jovens e Adultos, é preciso de políticas públicas com ações no sentido de organizar currículos adequados à especificidade dos educandos da EJA, levando em conta a diversidade e as realidades locais desses educandos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to analyze what are the main causes or reasons why students of the Youth and Adult Education of the second stage of basic education in a public school located in Fria de Goiás - GO. This perspective was adopted the qualitative approach to research in descriptive education. To collect data in the field research was necessary to resort to the following instruments: Field observation and semi-structured interviews with some students and the teachers working in the segment. Studies and readings around the deepening of the theoretical foundation had as sources beyond the application of two questionnaires for students and another for teachers working in the segment of the EJA school PPP analysis, research on websites, consultations in specialized magazines, books , scientific articles of the Scholars and several monographs on the subject. With the analysis of the data collected and the questionnaire responses it was found that the main cause of dropout of adult education at school studied is fatigue due to extensive workload of the majority of students work researched and that despite advances historically the laws in support of the Youth and Adult Education, we need public policies with actions to organize curricula appropriate to the specific nature of the students of EJA, taking into account the diversity and local realities of these students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
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