Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12114
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ArethusaIgnacioCamposLopes.pdf848,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Como os educadores lidam com a manifestação da sexualidade em crianças do 3º ano do ensino fundamental (07 a 08 - anos de idade)
Autor(es): Lopes, Arethusa Ignácio Campos
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Sexualidade infantil
Educação sexual
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 19-Fev-2016
Referência: LOPES, Arethusa Ignácio Campos. Como os educadores lidam com a manifestação da sexualidade em crianças do 3º ano do ensino fundamental (07 a 08 - anos de idade). 2015. 70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2015.
Resumo: O presente trabalho visa pesquisar como educador lida com a curiosidade advinda da manifestação da sexualidade em crianças na faixa etária de sete a oito anos. O ser humano tem curiosidade normal quanto a sua sexualidade, e isso está florado com crianças do ensino fundamental. Portanto a escola e o educador devem educar tendo em vista a sexualidade, para que sejam adultos preparados e conscientes diante do assunto. O parâmetro curricular nacional trata o tema como transversal, onde o educador tem a opção de discorrer sobre isso em toda a prática educativa. O presente trabalho analisa as ações docentes para com as crianças de 7 e 8 anos de idade, tendo em vista melhor atuar frente à manifestação da sexualidade infantil. Para estabelecer parâmetro a partir de conhecimentos já elaborados por outros estudiosos do tema, fez-se pesquisas bibliográficas. Em seguida, no lócus da pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com a diretora e coordenadora e aplicou-se questionários as professoras do 3º ano do Ensino Fundamental em duas escolas, uma no âmbito municipal e outra no estadual na intenção de verificar os desafios que enfrentam em relação à manifestação da sexualidade infantil, bem como o papel do educador e a maneira de tratar o processo de educação sexual nas escolas. Como forma de confronto, duas escolas foram pesquisadas. Uma no âmbito municipal e outra no estadual. Ao final, percebemos que os avanços na educação diante a educação sexual foram consideráveis, porém no processo didático ainda deixa a desejar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons