Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12110
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MagdaRosadeOliveiraSantos.pdf397,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A leitura no processo de ensino aprendizagem do 1° ano do ensino fundamental de uma escola particular de Itaberaí-GO
Autor(es): Santos, Magda Rosa de Oliveira
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Leitura - educação
Aprendizagem
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 19-Fev-2016
Referência: SANTOS, Magda Rosa de Oliveira. A leitura no processo de ensino aprendizagem do 1° ano do ensino fundamental de uma escola particular de Itaberaí-GO. 2015, 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral identificar a prática pedagógica que favorece a aprendizagem da leitura com alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma instituição escolar particular. Elegeu-se como objetivos específicos: identificar as estratégias pedagógicas que atraem a leitura e estimulam o aluno, despertando para o prazer da ler. Para embasar teoricamente a análise de dados, trabalhou-se no referencial teórico com os autores: Silva (2007), Craidy e Kaercher (2001), Freire (1986), Perrenoud (2002) e Teberosky (1997). Escolheu-se a abordagem qualitativa de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados: as observações em sala de aula e o questionário respondido pela professora da turma, a coordenadora pedagógica da escola e a mãe de um dos alunos da turma indicado pela professora. Esse aluno foi o que melhor desenvolveu as atividades de leituras propostas. Os resultados indicaram que: a) é tarefa do professor preparar bem suas aulas e selecionar os livros de acordo com a realidade de seus alunos para alcançar seus objetivos quanto à leitura; b) é fundamental seu estimulo ao ato de ler; Conclui-se que o professor é um dos principais agentes nesse processo de aprendizagem de leitura, pois seu incentivo e estímulo são fundamentais para despertar no aluno o prazer em ler.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons