Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12109
Título: | Altos índices de reprovação em Contabilidade Geral 1 : um estudo na Universidade de Brasília |
Autor(es): | Magalhães, Diego Cantanhede |
Orientador(es): | Silva, Rosane Maria Pio da |
Assunto: | Ciências Contábeis - ensino superior Universidade de Brasília (UnB) Disciplina curricular |
Data de apresentação: | 16-Jul-2013 |
Data de publicação: | 19-Fev-2016 |
Referência: | MAGALHÃES, Diego Cantanhede. Altos índices de reprovação em Contabilidade Geral 1: um estudo na Universidade de Brasília. 2013. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Nos últimos anos, a Contabilidade tem passado por uma série de modernizações. Aspectos como o processo de convergência aos padrões internacionais e a implementação do exame de suficiência vem contribuindo para a valorização do profissional contábil. Dessa forma, espera-se que a qualidade do ensino superior acompanhe essa evolução. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivos apresentar uma avaliação geral da disciplina de Contabilidade Geral 1, a partir da percepção dos alunos matriculados no 1º semestre de 2013, e analisar os índices de reprovação em semestres anteriores e seus possíveis fatores. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário em um grupo de 134 alunos, do universo de 210 estudantes matriculados na disciplina no referido semestre. O instrumento continha questões sobre dados pessoais do respondente, conhecimento quanto à Ementa, avaliação da Monitoria e do professor, reprovação em semestres anteriores e aspectos possivelmente determinantes. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente pelo programa EpiData 3.1 e o EpiData Analysis V2.2, respectivamente. Os resultados principais se referem aos expressivos índices de reprovação dos alunos nessa disciplina em semestres anteriores. O elemento mais associado a não aprovação foi a falta de dedicação por parte dos estudantes, incluindo-se a baixa adesão à monitoria da disciplina e o tempo de estudo semanal insuficiente para aprofundamento e assimilação do conteúdo. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons