Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12107
Título: | Abordagem da história local nos livros didáticos utilizados nas escolas públicas de Sobradinho/DF : estudo da aplicação do Plano Nacional do Livro Didático |
Autor(es): | Santos, Lizandra Figueredo Magalhães dos |
Orientador(es): | Villar, José Luiz Mella |
Assunto: | Livros didáticos Sobradinho (DF) |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 19-Fev-2016 |
Referência: | SANTOS, Lizandra Figueredo Magalhães dos. Abordagem da história local nos livros didáticos utilizados nas escolas públicas de Sobradinho/DF: estudo da aplicação do Plano Nacional do Livro Didático. 2015. 87 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho analisou os livros didáticos de História utilizados pelas escolas de 4° ano do ensino fundamental da rede pública de Sobradinho/DF, com o intuito de verificar se eles estão em conformidade com as regras do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Especificamente, o objetivo é verificar se Sobradinho está contemplada nesses livros e de que forma a História local é trabalha nas escolas. Para tanto, tem-se como critérios norteadores os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN; Plano Nacional do Livro Didático 2010 – PNLD; Guia do Livro Didático 2010 e o Currículo em Movimento do Distrito Federal. A metodologia de apoio à análise dos livros didáticos contou com a técnica de entrevista semi estruturada com professoras de Escolas Classe, na Região de Sobradinho, a fim de saber como e se o livro didático de História é usado como recurso didático pedagógico em sala de aula, e se contribui para o ensino de História local nessa Região Administrativa. Observou-se que todos os livros analisados atenderam parcialmente aos quesitos solicitados pelo edital do PNLD 2010. Não obstante, as professoras entrevistadas mostraram-se descontentes com o material didático disponibilizado, subutilizando-os e tendo a necessidade de utilizar material complementar. Sugere-se que no futuro, maior autonomia dos professores na escolha do livro didáticos de História local. Para tanto, discussões devem ser realizadas com grupos de professores onde este material será utilizado, levando-se em consideração a vivência destes em sala de aula. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons