Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12105
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ValdemeDanielRosaAlmeida.pdf559,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Autonomia financeira das agências reguladoras : um comparativo entre receitas e despesas
Autor(es): Almeida, Valdeme Daniel Rosa
Orientador(es): Eirado, Juliano Sávio Barbosa
Assunto: Administração pública
Autonomia financeira
Agências reguladoras de atividades privadas
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 19-Fev-2016
Referência: ALMEIDA, Valdeme Daniel Rosa. Autonomia financeira das agências reguladoras: um comparativo entre receitas e despesas. 2014. 35 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As Agências Reguladoras que tiveram origem a partir do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado são chamadas de Autarquias Especiais em razão de suas características que as diferenciam das demais autarquias. No Brasil existem dez Agências Reguladoras criadas com autonomia administrativa e financeira, atuam em diversos setores e com atribuições de fiscalização, regulação. O objetivo desse trabalho foi analisar por meio de pesquisa bibliográfica e de informações orçamentárias de receitas e despesas como ocorre à efetivação da autonomia administrativa e financeira, alem disso, como se dá a fixação das dotações de gasto no Sistema Orçamentário. Verificou-se por meio da comparação entre as receitas e as despesas totais, que existe uma relação superavitária na arrecadação e empenhos, mas não foi observada autonomia para utilizar os valores arrecadados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons