Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12091
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_YuriMelloChagasBomfim.pdf519,73 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Catarina de Almeida-
dc.contributor.authorBomfim, Yuri Mello Chagas-
dc.identifier.citationBOMFIM, Yuri Mello Chagas. O sentido da escola: qual a função da escola para a comunidade escolar do CEAN (Centro Educacional Asa Norte)?. 2015. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractEsta monografia tem como objeto de estudo a Escola e como tema central a Função da Escola. Como arcabouço teórico se baseia nas teorias de Paulo Freire, e sua Pedagogia do Oprimido e em Theodor W. Adorno, e seus escritos sobre a Educação para Emancipação. Busca entender as visões a respeito das funções da escola dentro de uma escola pública do Plano Piloto, Distrito Federal. Após três anos de observação participante dentro do CEAN (Centro Educacional Asa Norte), foram feitas entrevistas semiestruturadas e questionários com professores, gestores e estudantes do período vespertino da escola. Antes de fazer a reflexão dessas informações o trabalho trás um resgate histórico da criação da escola no mundo ocidental, primeiro eurocêntrico e depois centrado no Brasil. Entendendo que, para o sucesso da instituição escolar é necessário que professores, gestores e educandos caminhem lado a lado, o trabalho busca discutir essas visões e confrontá-las na busca por um caminho do meio. Os resultados versam sobre o desconhecimento, por parte desses atores, das funções da escola e do processo de consolidação da mesma na sociedade atual. _________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe current research project has as its object of study the school environment and as a central theme the purpose of school in itself. The theoretical framework is based on the theories of Paulo Freire and his Pedagogy of the Oppressed and Theodor W. Adorno and his writings on Education for Emancipation. The study seeks to understand different views regarding the purpose of schools inside a public school in the Plano Piloto, Brasília, Distrito Federal. After three years as an observing participant at CEAN (North Wing Educational Center), semi-structured interviews and questionnaires were submitted to teachers, administrators and students of the school’s afternoon shift. Before discussing the information obtained in the research, the paper makes a historical overview of the establishment of schools in the western world, first Eurocentric and then focused on Brazil. Understanding that for the success of the educational institution it is the necessary for teachers, administrators and students to go hand in hand, the study aims to discuss these views and confront them in the search for a middle way. The results relate to these actor’s lack of knowledge about school purposes and the process of its consolidation in today's society.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEscolas - função socialen
dc.subject.keywordAutonomia escolaren
dc.subject.keywordComunidade e escolaen
dc.titleO sentido da escola : qual a função da escola para a comunidade escolar do CEAN (Centro Educacional Asa Norte)?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-18T12:07:38Z-
dc.date.available2016-02-18T12:07:38Z-
dc.date.issued2016-02-18T12:07:38Z-
dc.date.submitted2015-07-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12091-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons