Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12072
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarianneSouzaBelo.pdf599,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle interno na administração pública : estudo com servidores de órgãos judiciários do Brasil
Autor(es): Belo, Marianne Souza
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Controle interno
Accountability
Administração pública
Transparência pública
Data de apresentação: 27-Jun-2014
Data de publicação: 16-Fev-2016
Referência: BELO, Marianne Souza. Controle interno na administração pública: estudo com servidores de órgãos judiciários do Brasil. 2014. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O controle interno é um meio de fornecer ao cidadão informações necessárias e suficientes, assim como de disponibilizar os documentos que comprovam tais informações. Deste modo, o controle interno é de suma importância para a administração pública, pois ele atua de forma a proteger e a informar ao cidadão sobre o exercício do poder dos governantes. A Lei 4.320/64, a Lei Complementar 101/2000, e a Constituição Federal de 1988, tratam sobre o controle interno. O fornecimento de informações é indispensável, pois as mesmas ajudam na transparência e prestação de contas. Isto posto, o presente trabalho buscou estudar o Controle Interno na administração pública, com a finalidade de analisar sua contribuição na transparência e prestação de contas. Ademais, busca examinar a percepção dos servidores que trabalham nas Secretarias de Controle Interno dos órgãos do Poder Judiciário possuem sobre a accountability. A pesquisa foi realizada através de questionário, aplicado pessoalmente, e obteve-se como resultado que todos os órgãos do Poder Judiciário utilizam um meio de comunicação para a prestação de contas, e que a maioria dos servidores entendem accountability como o dever de gestores públicos de prestarem contas dos recursos administrados à sociedade, e grande parte acredita que se o nível de accountability for mais elevado, os índices de corrupção reduziriam.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons