Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12033
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RafaelaNunesdeMiranda.pdf595,34 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorMiranda, Rafaela Nunes de-
dc.identifier.citationMIRANDA, Rafaela Nunes de. A leitura na escola: refletindo sobre algumas práticas. 2015. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho analisa as práticas de leitura utilizadas em uma turma do 4º ano e outra do 5º ano, da escola observada, com base nas concepções de leitura abordadas por Antunes (2003), Kleiman (2007), Koch e Elias (2007), que se fundamentam em uma concepção interativa de leitura, em que o leitor precisa assumir uma postura ativa durante a leitura para alcançar a compreensão do que se lê. Também analisa elementos que caracterizam a escola, sua dinâmica de funcionamento e os processos pedagógicos que utiliza. Além disto, trata da relação-professor aluno com foco na prática de ensino da leitura. Para tal, foi utilizada como metodologia a observação do cotidiano de duas salas de aula do ensino fundamental, durante um semestre. Nestas observações, foram realizados registros que serviram de referencial empírico, utilizados para posterior análise. Para o referencial teórico, foi realizado um estudo bibliográfico acerca da temática da leitura, que serviu de base para analisar as práticas de leitura adotadas pelos dois professores. Com relação aos aspectos didático-pedagógicos foi feito um estudo para perceber como funcionava a dinâmica para além da leitura nas duas turmas. Foi feito também um estudo sobre a relação professor-aluno, visando compreender de que maneira ela contribui para a aprendizagem da leitura. Os dados emergentes dos registos de minhas observações permitiram que eu identificasse a ausência do ensino da leitura de sentido. A leitura que nas duas turmas se processa, não conduz à compreensão dos significados que ela pode estar expressando, mas, embora esteja no nível da decodificação, ela cumpre um papel indispensável ao aprendizado escolar, pois ela está na base de toda e qualquer atividade que ali se processa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPráticas pedagógicasen
dc.subject.keywordProfessores e alunosen
dc.subject.keywordLeituraen
dc.titleA leitura na escola : refletindo sobre algumas práticasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-16T11:17:39Z-
dc.date.available2016-02-16T11:17:39Z-
dc.date.issued2016-02-16T11:17:39Z-
dc.date.submitted2015-06-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12033-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons