Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12028
Título: | Educação de jovens e adultos : interconexões e convergências |
Autor(es): | Cardoso, Raquel Mendes |
Orientador(es): | Pimentel, Nara Maria |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Educação à distância Políticas públicas educacionais |
Data de apresentação: | 12-Dez-2014 |
Data de publicação: | 16-Fev-2016 |
Referência: | CARDOSO, Raquel Mendes. Educação de jovens e adultos: interconexões e convergências. 2014. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil e no Distrito Federal enquanto uma modalidade de ensino cujas especificidades constituem hoje um dos grandes desafios para a universalização da educação. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica tendo como base o marco legal da EJA no Brasil e no DF. Para tanto, buscou-se identificar a educação como Direito de todos e dever do Estado conforme a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional - 9394/96, assim como as Diretrizes e Metas do Plano Nacional da Educação para a EJA e das Diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação do Distrito Federal. O trabalho aponta os índices da EJA em parâmetros nacionais e no Distrito Federal. A partir da experiência vivida no SESI busca-se identificar na modalidade de Educação a Distância uma possibilidade de intensificar o uso das TIC na EJA. Constata-se a necessidade de implementação de uma política pública de Estado para a EJA e melhor estudo sobre as contribuições que as políticas públicas de educação podem fornecer para esta modalidade de educação tendo em vista a complexidade e as especificidades próprias deste nível de ensino. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons