Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11999
Título: | As representações sociais dos professores sobre o uso e aplicações de tecnologias na educação |
Autor(es): | Camargos, Naine Farias |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Representações sociais Ensino fundamental Tecnologia na educação |
Data de apresentação: | 6-Jul-2015 |
Data de publicação: | 15-Fev-2016 |
Referência: | CAMARGOS, Naine Farias. As representações sociais dos professores sobre o uso e aplicações de tecnologias na educação. 2015. 82 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente estudo buscou conhecer as Representações Sociais dos professores que atuam nas quatro primeiras séries do Ensino fundamental na Região Administrativa de Planaltina/DF, sobre o uso e aplicações das tecnologias na educação. A pesquisa foi realizada em seis (6) escolas públicas, e adotou como critério de seleção o atendimento do Ensino Fundamental e conveniência para a pesquisadora. Como instrumento de coleta de dados foi adotado um questionário e aplicado junto aos professores. As respostas foram transcritas e submetidas a análise de conteúdo, em seguida agrupadas e organizadas por afinidade de sentidos para serem dispostas em categorias. Com isso foi possível criar cinco (5) categorias, sendo elas com temáticas referentes à: a) Influência tecnológica na prática docente; b) Processo de inclusão digital; c) Emprego da Tecnologia no processo educativo d) Uso da tecnologia e) A formação para o uso das TICs. A análise permitiu encontrar como resultados: As RS manifestadas na primeira categoria estão amarradas aos impactos da profissão docente, na emergência de um público novo e nas inovações para a prática docente. Referente à segunda categoria as representações são tematizadas pela necessidade de adequação docente. Na terceira categoria ficou evidente uma percepção positiva da adoção tecnológica ao sistema educativo. Quanto a quarta categoria de análise, as RS revelam a adoção tecnológica como novos instrumentos para o exercício docente. A quinta e última categoria revela a insuficiência da formação para as TICs e as mudanças de paradigmas na formação docente. Assim concluímos que o processo de acomodação do corpo docente ao espaço digital ainda está em processo, os professores entendem o potencial educativo da tecnologia, no entanto este ainda não é um campo seguro para todos. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aimed to know the social representations of teachers working in the first four grades of elementary education in Administrative Region of Planaltina / DF, on the use and applications of technology in education. The survey was done in six public schools, and the criterion for selecting was the Elementary School service and looking for the convenience to the researcher. A questionnaire was adopted and applied with teachers as data collection. The answers were transcribed and subjected to content analysis, then grouped and organized by affinity of senses to be arranged in categories. It was then possible to create five categories. They were done with themes related to: a) technological influence on teaching practice; b) digital inclusion process; c) Use of technology in the educational process d) Use of technology e) Training for the use of ITCs. The analysis allowed the following results: The Social Representation manifested in the first category is tied to the impact of the teaching profession in the emergence of a new audience and innovations for teaching practice. Referring to the second category, the representations are themed by the need for teacher’s suitability In the third category it got evident a positive perception of technology adoption to the education system. As the fourth category of analysis, the Social Representation revealed the technological adoption as new tools for teaching exercise. The fifth and final category reveals the inadequacy of training for ITCs and the change of paradigm in teacher knowledge. Thus, we conclude that the process of accommodation of teaching staff to the digital area is still in process, teachers understand the educational potential of the technology, and however this is still not a safe field for all. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons