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dc.contributor.advisorNogueira, Danielle Xabregas Pamplona-
dc.contributor.authorVeras, Lisiane Ribeiro-
dc.identifier.citationVERAS, Lisiane Ribeiro. A gestão democrática na faculdade de educação no período de 2010 a 2014. 2015. 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um breve estudo sobre a Gestão 2010-2014 da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A partir da discussão sobre gestão democrática e autonomia das instituições de ensino superior, objetiva-se a compreensão das propostas e realizações de uma gestão cujas ações são baseadas em princípios democráticos. Tem como objetivo geral o de analisar o que foi proposto e o que foi realizado na implementação da gestão democrática nas ações da gestão da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em exercício no período de Setembro de 2010 a Setembro de 2014 e objetivos específicos de analisar a participação dos segmentos que compõem a comunidade da FE nos processos decisórios e analisar a proposta de democratização dos processos de gestão através da tecnologia que visa ampliar a transparência e o alcance da disponibilidade de informações para a comunidade. A pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa e é do tipo pesquisa exploratória. A pesquisa teve três etapas. A pesquisa documental consistiu na análise dos seguintes documentos: Minuta do Projeto Político Pedagógico, Regimento Interno da Faculdade de Educação, Relatório de Gestão da Faculdade de Educação 2010-2014, Proposta de Gestão da Faculdade de Educação 2010-2014 e Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasília. A segunda etapa compreendeu aplicação de dois questionários. O primeiro foi direcionado para a comunidade da Faculdade de Educação, composta por professores, técnicos e alunos. Foram respondidos 60 questionários, no período de outubro a novembro de 2014. O segundo questionário foi respondido por membros da equipe gestora que fez parte da gestão da FE no período de 2010 – 2014. Por fim, foi realizada entrevista semiestruturada com a diretora da FE do referido período. Os dados revelaram que a participação da comunidade pode ser determinante nos processos acadêmicos, não devendo somente ter a representação estudantil como ator presente e ativo. A Gestão 2010-2014 promoveu propostas e ações de grande impacto para a história da Faculdade de Educação. A pesquisa também mostrou oscilações na participação dos segmentos que compõem a comunidade da FE no que se relaciona aos processos decisórios. Em alguns processos a participação de um dos segmentos se faz mais presente em relação a outra. Já a disponibilização de informações para a comunidade através da tecnologia expandiu o alcance da gestão, principalmente na questão da transparência.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educaçãoen
dc.subject.keywordGestão escolar democráticaen
dc.subject.keywordGestão de desempenhoen
dc.titleA gestão democrática na faculdade de educação no período de 2010 a 2014en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-13T12:25:46Z-
dc.date.available2016-02-13T12:25:46Z-
dc.date.issued2016-02-13T12:25:46Z-
dc.date.submitted2015-07-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11979-
dc.language.isoPortuguêsen
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