Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Kíssila Garcia Cândido | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kíssila Garcia Cândido. Ensino de história e o ensino de geografia: teoria e prática. 2015. 82 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | Considerando a importância das disciplinas de história e de geografia para o pleno desenvolvimento dos sujeitos, a presente pesquisa aborda uma discussão sobre o modo como estes componentes curriculares obrigatórios estão sendo operacionalizados nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola pública do Distrito Federal. Desse modo, este trabalho se insere numa perspectiva qualitativa e utiliza como métodos de coleta de dados: a observação participante, análise documental e a entrevista estruturada. A temática está contextualizada na introdução, onde estão descritos os objetivos gerais e específicos, e evidenciada a questão problema. No referencial teórico mencionamos Bittencourt (2009), Callai (2005), Fonseca (2005), Goodson (1995), Leite (2011), Sacristán (2000) e Silva (2005) que são algumas referências literárias do currículo, realidade escolar e, também, do ensino de história e de geografia. Na metodologia, mencionamos o tipo da pesquisa, a caracterização da instituição e dos participantes, a descrição dos instrumentos de pesquisa e descrição dos procedimentos de coleta. Na análise dos resultados observamos que o ensino de história e o ensino de geografia não estão sendo contemplados no cotidiano escolar. Dentre as principais razões desta ausência, encontram-se: a supremacia de conteúdos e atividades de português e matemática; a carência de um planejamento pedagógico específico para o ensino de história e de geografia; à falta de domínio das docentes em relação aos conceitos e conhecimentos das duas disciplinas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | en |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | en |
dc.title | Ensino de história e o ensino de geografia : teoria e prática | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-13T11:53:51Z | - |
dc.date.available | 2016-02-13T11:53:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-13T11:53:51Z | - |
dc.date.submitted | 2015-07-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11969 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|