Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11969
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KíssilaGarciaCândidoSilva.pdf717,9 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLeite, Cristina Maria Costa-
dc.contributor.authorSilva, Kíssila Garcia Cândido-
dc.identifier.citationSILVA, Kíssila Garcia Cândido. Ensino de história e o ensino de geografia: teoria e prática. 2015. 82 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractConsiderando a importância das disciplinas de história e de geografia para o pleno desenvolvimento dos sujeitos, a presente pesquisa aborda uma discussão sobre o modo como estes componentes curriculares obrigatórios estão sendo operacionalizados nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola pública do Distrito Federal. Desse modo, este trabalho se insere numa perspectiva qualitativa e utiliza como métodos de coleta de dados: a observação participante, análise documental e a entrevista estruturada. A temática está contextualizada na introdução, onde estão descritos os objetivos gerais e específicos, e evidenciada a questão problema. No referencial teórico mencionamos Bittencourt (2009), Callai (2005), Fonseca (2005), Goodson (1995), Leite (2011), Sacristán (2000) e Silva (2005) que são algumas referências literárias do currículo, realidade escolar e, também, do ensino de história e de geografia. Na metodologia, mencionamos o tipo da pesquisa, a caracterização da instituição e dos participantes, a descrição dos instrumentos de pesquisa e descrição dos procedimentos de coleta. Na análise dos resultados observamos que o ensino de história e o ensino de geografia não estão sendo contemplados no cotidiano escolar. Dentre as principais razões desta ausência, encontram-se: a supremacia de conteúdos e atividades de português e matemática; a carência de um planejamento pedagógico específico para o ensino de história e de geografia; à falta de domínio das docentes em relação aos conceitos e conhecimentos das duas disciplinas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEscolas públicasen
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinoen
dc.titleEnsino de história e o ensino de geografia : teoria e práticaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-13T11:53:51Z-
dc.date.available2016-02-13T11:53:51Z-
dc.date.issued2016-02-13T11:53:51Z-
dc.date.submitted2015-07-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11969-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons