Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11959
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarlaMoreiraSadeSouza.pdf2,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efetividade da gestão de projetos em instituições públicas no Brasil
Autor(es): Souza, Carla Moreira Sá de
Orientador(es): Câmara, Átila Rabelo Tavares da
Assunto: Setor público - gestão de projetos
Gestão de projetos
Setor público
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: SOUZA, Carla Moreira Sá de. Efetividade da gestão de projetos em instituições públicas no Brasil. 2015. 113 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Após a implantação do modelo de Administração Pública Gerencial no Brasil na década de 90 e a inserção do princípio a eficiência de forma explicita na Constituição Federal, observou-se que muitas instituições públicas adotaram metodologias de gestão de projetos baseadas no PMBOK em busca de melhores resultados organizacionais. No entanto não raramente a efetividade destas práticas são questionadas nas instituições públicas e até mesmo em artigos acadêmicos. A pesquisa MATURITY RESEARCH, de Archibald & Prado (PRADO; ANDRADE, 2015a, p. 12), concluiu que 68,5% das organizações públicas brasileiras ainda não conseguem obter resultados com a Gestão de Projetos como seria desejado. Este contexto nos leva a formular a seguinte pergunta de pesquisa: qual a efetividade da Gestão de Projetos em instituições públicas brasileiras e seus fatores críticos de sucesso? O problema de pesquisa foi analisado no contexto das instituições públicas e sob a visão do PMI-DF em função da reconhecida competência e experiência de seus integrantes. Desta forma, o objetivo geral deste estudo foi analisar a efetividade da Gestão de Projetos em instituições públicas identificando seus fatores críticos de sucesso na percepção de integrantes do PMI-DF. Foram objetivos específicos: [1] identificar as contribuições percebidas da Gestão de Projetos para os resultados destas instituições; [2] analisar a integração entre Gestão Estratégica, Gestão de Projetos e Gestão Orçamentária; [3] avaliar o nível de resistência à Gestão de Projetos e identificar fatores de resistência que impactam nos resultados institucionais; [4] revisar a fundamentação teórica de Gestão de Projetos no contexto geral e das instituições públicas; e [5] coletar dados sobre Gestão de Projetos no contexto das instituições pública por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com integrantes do PMI-DF. Em relação à metodologia utilizada o presente estudo classifica-se quanto aos fins como pesquisa descritiva, quanto ao tratamento dos dados como pesquisa qualitativa, quanto aos meios como pesquisa bibliográfica e de campo. Para a pesquisa de campo o meio de coleta de dados utilizado foi a entrevista. Conclui-se que a gestão de projetos é efetiva, mas existem vários fatores críticos de sucessos que precisam ser cuidadosamente tratados, em especial: [1] o desenvolvimento das pessoas; [2] o uso de metodologias flexíveis e adequadas a realidade de cada organização; e [3] o apoio real da alta administração. Conclui-se também que a efetividade das práticas de Gestão de Projetos cresce com o aumento da maturidade em gestão de projetos na organização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)— Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Bacharelado em Administração Pública, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons