Resumo: | Este ensaio é uma sistematização do Projeto Lente Aberta, desenvolvido na perspectiva de uma educação inovadora. O trabalho foi escrito com o objetivo de compartilhar a experiência transformadora desse Projeto, para que possa reverberar nos espaços educativos escolares. O ensaio apresenta uma narrativa acerca das origens, histórico, princípios, metodologia e experiências vivenciadas, particularmente no segundo semestre de 2014. O Lente Aberta foi desenvolvido como Projeto Interdisciplinar (PI) no turno regular do Centro de Ensino Médio Asa Norte – CEAN, uma escola pública de Brasília, durante três anos (2012 a 2014). O Projeto visa despertar a consciência do reconhecimento do ser e sua transformação diante do mundo, a partir do trabalho pela autonomia dos estudantes, da construção coletiva do processo, da desconstrução do modus operandi da escola e da construção de um novo paradigma de educação, onde o ser encontra-se no centro. Os estudantes avaliam tal experiência como um espaço inovador dentro da escola, onde sentem-se à vontade para se expressar, onde educador e educando convivem numa relação de igualdade, respeito e liberdade, o que favorece o autoconhecimento e a transformação do ser e da cultura escolar. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This essay is a systematization of the "Projeto Lente Aberta" (Open Lens Project), developed towards an innovative education perspective. The essay presents a narrative about the origins, history, principles, methodology and experiences that happened particularly in the second half of 2014. The work has been written with the purpose of sharing the transforming experience of this project, so that it can reverberate in school educational spaces. The "Lente Aberta" (Open Lens) was developed as an Interdisciplinary Project (IP) in the regular schedule of Centro de Ensino Médio Asa Norte – CEAN, a public school in Brasilia, along three years (2012-2014). The project aims to aims at creating the awareness of the recognition of the self and its transformation in face of the world, the starting point of the work being the students’s autonomy, the process of collective construction, the deconstruction of the school paradigm, and the construction of a new educational paradigm, where the person is in the center. Students evaluate such experience as an innovative space within the school, where they can freely express themselves, where teacher and student share an equality relation, respect and freedom, favoring self-knowledge, self-transformation, school cultural transformation. |