Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11945
Título: | Economia solidária como prática pedagógica : reflexões sobre a experiência pedagógica na comunidade do sol nascente |
Autor(es): | Silva, Jéssica Letícia de Souza da |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Economia solidária Freire, Paulo, 1921-1997 Educação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 12-Fev-2016 |
Referência: | SILVA, Jéssica Letícia de Souza da. Economia solidária como prática pedagógica: reflexões sobre a experiência pedagógica na comunidade do sol nascente. 2015. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso, traz reflexões e relatos sobre a experiência pedagógica na comunidade do Sol Nascente, situado na cidade de Ceilândia no Distrito Federal. Busca-se de maneira reflexiva e por meio da experiência com a comunidade do Sol Nascente lançar um novo olhar sobre o papel do (a) pedagogo (a) em ambientes não escolares e direcionados para o trabalho. Partindo da prerrogativa de uma sociedade formulada nos preceitos da economia capitalista em que o modo de produção está pautado no capital humano, faz se primordial a conscientização e formação crítica dos (as) trabalhadores (as) excluídos pelo sistema econômico regente. A luz dos teóricos que desenvolvem a Economia Solidária como prática pedagógica e de teóricos conceituados da Educação, a exemplo Paulo Freire, traço reflexões sobre a prática experenciada e busco apresentar o (a) educador (a) como uma figura essencial para contribuir com o processo de transformação e emancipação dos (as) educandos (as), da comunidade e do empreendimento solidário, por meio dos quatro pilares da Economia Solidária (solidariedade, cooperação, autogestão e viabilidade econômica). Dessa maneira, o referido trabalho propõe a Economia Solidária como uma prática pedagógica e como uma possibilidade para a formação cooperativa e solidária, pois como Moacir Gadotti elucida a Economia Solidária é mais que um modo de produção, é um modo de vida. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons